Nova Zelândia declara estado de emergência após terremoto

Forte tremor de 7,2 graus atingiu o sul do país. Terremoto afetou prédios, aeroporto e comunicações.


As autoridades da Nova Zelândia declararam estado de emergência neste sábado (4) no sul do país após o terremoto de magnitude 7,2, que deixou 20 feridos e grandes danos em edifícios.

O tremor ocorreu durante a madrugada, a 28,4 km de profundidade no mar, 31 km ao noroeste da cidade de Christchurch, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial.

Duas pessoas estão gravemente feridas, e vários edifícios foram destruídos pelo tremor, que também deixou sem eletricidade e água várias zonas de Christchurch, a segunda maior cidade do país, onde vivem cerca de 380 mil pessoas, segundo a "Radio Nova Zelândia".

Homens observam prédio parcialmente destruído em Christchurch, na Nova Zelândia, após terremoto nesta sexta-feira (3) (Foto: David Alexander / AP)

Segundo um porta-voz dos Serviços de Emergência, cerca de 20 pessoas foram atendidas em diferentes hospitais por feridas leves e contusões causadas pela queda de destroços de prédios.

Após o primeiro tremor aconteceram várias réplicas. As autoridades ordenaram o esvaziamento do aeroporto de Christchurch e a rede de telefonia celular ficou saturada, por conta da quantidade de ligações efetuadas pela população.

A polícia local informou que várias chaminés caíram dos telhados, e que tetos e paredes de alguns edifícios de bairros da periferia de Christchurch caíram ou racharam.

A Situação

Poucas horas após o forte tremor, o primeiro-ministro neozelandês, John Key, foi até a área afetada para supervisionar os trabalhos das equipes de emergência, que tentam restabelecer o abastecimento de energia elétrica e água, e a chegada de agentes da polícia com a missão de evitar saques.

"Está sendo difícil manter a tranquilidade entre os cidadãos após o violento tremor. A maioria dos moradores de Christchuch respondeu bem, salvo alguns lamentáveis casos de furtos", afirmou o primeiro-ministro ao descer do avião.

O terremoto ocorreu durante a madrugada a 28,4 quilômetros de profundidade no mar e a 31 quilômetros ao noroeste de Christchurch, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial.

Desde as 19h, está em vigor o toque de recolher em Chistchurch, por um período de 12 horas, e a polícia colocou cem agentes nos bairros mais afetados pelo terremoto para garantir a segurança da população.

Conforme os dados oficiais provisórios, o tremor causou prejuízos avaliados em 2 bilhões de dólares neozelandeses (US$ 1,4 bilhão).

O terremoto destruiu prédios e deixou sem eletricidade e água diversos bairros de Christchuch, a segunda maior cidade do país, habitada por 380 mil pessoas, e outras áreas do sul da ilha.

Após o forte tremor, ocorreram várias réplicas. Como forma de prevenção, as autoridades fecharam temporariamente o aeroporto da cidade. O serviço de telefonia celular entrou em colapso devido ao grande número de ligações feitas pela população.

As autoridades abriram centros de emergência para atender às vítimas e informaram que os colégios e as universidades não abrirão na segunda-feira.

"SORTE"
 
"Acredito que tivemos muita sorte", declarou à imprensa o ministro da Defesa Civil, John Carter, ao constatar que nenhuma pessoa morreu por causa do terremoto.

A polícia indicou que inúmeras chaminés despencaram e em muitas casas tetos e paredes caíram ou sofreram rachaduras na periferia de Christchurch.

Enquanto as autoridades tentam restabelecer a ordem na cidade e tranquilizar a todos, alguns moradores estão agitados pela interrupção dos serviços de eletricidade e água e diante da imagem de fachadas completamente destruídas.

As filas de veículos nos postos de gasolina, que permaneciam fechados, provocaram engarrafamentos na cidade, porque milhares tentavam sair.

"É possível ouvir gritos: isso é uma loucura", afirmou à emissora de rádio local "Abbie Rilkoff" uma moradora de Christchurch. "As pessoas estão assustadas e tentam fazer compras para deixar a cidade, mas as estações estão fechadas." 

Os bombeiros, observados por centenas de curiosos, apagam incêndios registrados em vários estabelecimentos.

O terremoto de 7,2 graus, o maior ocorrido nos últimos 70 anos, também afetou outras cidades importantes do sul do país e povoados, que continuavam sem eletricidade.

As autoridades temem o desmoronamento do hotel Empire, um prédio histórico na cidade de Lyttelton, situado a 448 quilômetros ao sul da capital, Wellington.

A Nova Zelândia sofre 14 mil terremotos por ano, dos quais grande parte é de baixa intensidade.Entre 100 e 150 deles, porém, costumam ter força suficiente para serem percebidos.

Nova Zelândia tem toque de recolher após terremoto

As autoridades da Nova Zelândia decretaram neste sábado um toque de recolher na cidade de Christchurch, a segunda maior do país, que foi atingida por um forte terremoto.

O tremor de magnitude sete atingiu a ilha sul da Nova Zelândia na sexta-feira. Christchurch foi a cidade mais afetada na região e teve estado de emergência decretado.

Fortes tremores secundários ainda estão sendo sentidos. Meteorologistas preveem que fortes ventos atingirão a cidade nas próximas horas.

Dois homens ficaram gravemente feridos devido a estilhaços, mas não houve confirmações de mortes até o momento.

"A destruição é incrivelmente assustadora. A única coisa que se pode dizer é que é um milagre que ninguém perdeu a vida", disse o premiê neozelandês, John Key, em entrevista a um canal de televisão.

As autoridades decretaram o toque de recolher para evitar que as pessoas sejam atingidas por destroços de prédios, que ainda estão desmoronando. O prefeito da cidade, Bob Parker, disse que a destruição provocada pelo terremoto foi grande. No entanto, a eletricidade já foi restabelecida, e caminhões estão fornecendo água potável para a população.

'Anel de Fogo'

"Foi muito assustador. Eu estava dormindo e de repente a casa começou a balançar e ouvi um barulho como se um caminhão estivesse entrado pela janela", disse à BBC Susan Birkbeck, uma das moradoras de Christchurch.

"Agora estou sentada na minha cama cercada de vidro quebrado e não tenho ideia do que fazer."

O epicentro do tremor foi a 30 km a oeste de Christchurch, a 33 km de profundidade.

O sismo ocorreu as 4h35 no horário local (13h35 em Brasília). De acordo com a rádio New Zealand, o sismo foi sentido por cerca de 40 segundos, e terremotos secundários foram registrados posteriormente na área atingida.

Segundo o site do jornal New Zealand Herald, várias estradas foram bloqueadas por escombros depois que as fachadas de diversos prédios desabaram, deixando visível o interior das construções.

A Nova Zelândia fica no limite sul do chamado "Anel de Fogo" do Oceano Pacífico, como é conhecida uma área especialmente vulnerável a terremotos e erupções vulcânicas.

O último tremor fatal na Nova Zelândia ocorreu em 1968, matando três pessoas na costa oeste da ilha sul.

Radio New Zealand

Fontes: G1 - FOLHA - TV Globo - Agências

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails