Forte terremoto atinge a Nova Zelândia

Tremor de magnitude 7,2 ocorreu a 30 quilômetros de Christchurch. Moradores relatam cortes de energia elétrica; aeroporto foi esvaziado.

Um forte terremoto de magnitude 7,2 atingou a Nova Zelândia nesta sexta-feira (3), informa o Serviço Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Inicialmente, o centro havia informado que o tremor tinha magnitude 7,4.

O epicentro do tremor ocorreu a cerca de 30 quilômetros de Christchurch, na madrugada de sábado (4) no horário local. Localizada na costa leste, a cidade é a segunda maior do país, com uma população de 342 mil habitantes.

O terremoto foi seguido de outro forte tremor de magnitude 5,7, apenas 18 minutos depois, segundo o USGS. O segundo abalo ocorreu a 47 quilômetros de Christchurch, a uma profundidade de 17,4 quilômetros.

O forte tremor deixou sem energia elétrica várias partes de Christchurch, segundo moradores citados pela Rádio Nova Zelândia. As várias réplicas que se seguiram fizeram com que as autoridades evacuassem o aeroporto da cidade, que teve danos menores.

Homens observam prédio parcialmente destruído em Christchurch, na Nova Zelândia, após terremoto nesta sexta-feira (3) (Foto: David Alexander / AP)

Não há informações imediatas sobre feridos com o tremor.

Não foi emitido alarme de tsunami para a região, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

Localizada entre as placas tectônicas do Pacífico e Indo-Australiana, a Nova Zelândia registra cerca de 14 mil tremores por ano, dos quais apenas 20 com magnitude acima de 5.

Carro destruído nas ruas de Christchurch, cidade mais próxima do epicentro do tremor de magnitude 7.2 que atingiu a Nova Zelândia (Foto: David Alexander / AP)

Cidade neozelandesa declara estado de emergência após terremoto

Imagem retirada da rede de microblogs Twitter mostra o que seria a destruição causada pelo terremoto na Nova Zelândia/Reprodução/Twitter

A prefeitura de Christchurch declarou estado de emergência na cidade, a segunda da Nova Zelândia, em seguida a um terremoto de 7 graus, informou o prefeito Bob Parker.

O tremor ocorreu a uma profundidade de 16 km. Segundo o portal de internet local Stuff.co.nz, o tremor danificou várias construções e provocou cortes de energia.

O epicentro do terremoto está a 30 km de Christchurch, a segunda maior área urbana do país, que conta com 342 mil habitantes. O tremor ocorreu às 4h35 deste sábado no horário local (13h35 de hoje em Brasília). A imprensa local informou que a eletricidade foi cortada em vários distritos. Inicialmente, o USGS divulgou uma intensidade de 7,2 graus, mas revisou o registro para baixo.

O Centro de Alerta de Tsunamis para o Pacífico informou que não há aviso de formação de tsunami no momento.

A rede de TV americana CNN informou que houve registro de diversos tremores secundários. O USGS afirmou que não há alerta de tsunami. Mas Stuff.co.nz informou que rodovias na região estavam congestionadas por carros de moradores que fugiam assustados com a possibilidade de serem atingidos pelas ondas gigantes.

Uma moradora de Christchurch, Colleen Simpson, fez ao Stuff.co.nz um relato assustado após ter sentido o tremor. Ela disse que estava vestida de pijama enquanto falava em seu telefone celular.

- Oh, meu Deus. Há uma fileira de lojas completamente demolidas na minha frente.

Colleen estava indo com sua família para a casa de sua irmã, onde ainda havia eletricidade.

Outro morador, Kevin O’Hanlon, disse ao portal que o cenário era “inacreditável”.

- É simplesmente inacreditável. Eu estava acordado para ir ao trabalho e então ouvi esse barulho enorme, ‘boom’, foi como se a casa tivesse sido atingida. Eu nunca senti nada parecido

Vídeo mostra efeitos do terremoto de hoje



Galeria de fotos


Vídeo


New Zealand Government

Fontes: R7 - G1 -  Agências - CNN

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails