"Monte da arca de Noé" perde 30% de neve em 30 anos

Ararat foi onde o homem teria desembarcado após o dilúvio

Monte Arafat, na Turquia/Getty Images

As neves eternas do monte Ararat, no leste da Turquia, perderam 30% de sua superfície em três décadas, disse nesta quarta-feira (9) o geólogo Mehmet Akif Sarikayaun, professor da universidade Fatih de Istambul e pesquisador da universidade americana de Omaha. Neves eternas são os acúmulos do material que se mantêm durante todo o ano.

– Utilizamos imagens de satélites para analisar a resposta do gelo no topo do monte Ararat ao aquecimento global. Descobrimos que havia perdido 30% de sua superfície entre 1976 e 2008. A superfície das neves eternas passou de 8 km² em 1976 para 5,5 km² em 2008, explicou Mehmet Akif Sarikayaun.

De acordo com o geólogo, as mudanças climáticas são a causa mais provável do degelo. O fenômeno pode ameaçar a existência das neves eternas do monte no longo prazo. Sarikayaun indicou ainda que a temperatura aumentou 0,03ºC por ano na área durante o período estudado.

O pesquisador reconheceu que não tem elementos para determinar se as causas do aquecimento local estão ligadas ou não ao fenômeno do aquecimento global.

Religiões como o judaísmo e o cristianismo pregam que o monte Ararat, que tem 5.137 m, é o local onde a arca de Noé parou depois do dilúvio universal narrado no Antigo Testamento.

Fontes: R7 - Efe

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails