Prefeitura autoriza reabertura do shopping SP Market; desabamento feriu 12

Shopping autorizado a reabrir


Área do teto desabado no shopping SP Market após queda de muro da obra de expansão no sábado (20); acidente deixou 12 feridos/Márcio Diniz/Folha Online

Após vistoria realizada nesta quarta-feira, a prefeitura autorizou a reabertura do shopping SP Market, na zona sul de São Paulo. A expectativa é que a liberação ocorra por volta das 16h e a abertura ao público, por volta das 19h. Na última sexta-feira (20), o desabamento de parte do teto deixou 12 pessoas feridas.

Os fiscais constataram hoje que os sistemas elétrico, hidráulico e de alarmes estão em perfeitas condições. Apesar disso, solicitaram ao shopping um documento assinado por engenheiros, que ateste o funcionamento. O shopping informou que, após a liberação, precisará de até 3 horas para organizar a reabertura.

O empreendimento estava fechado desde sábado, por determinação do prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Técnicos do Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis), bombeiros e engenheiros chegaram ao local por volta das 9h40 de hoje para a avaliação. Apesar da reabertura, as obras de expansão do shopping permanecerão suspensas --o trabalho continua apenas no local onde ocorreu o desabamento. Também permanecerão fechados até o fim do ano o parque Mundo da Xuxa e três lojas atingidas pelos escombros.

O acidente

O acidente aconteceu por volta das 15h20 de sexta (20), após um muro em construção na cobertura do shopping cair e provocar o desabamento parcial do teto. De acordo com a assessoria do shopping, os destroços caíram nas lojas C&A, Café do Ponto e Gelateria Parmalat --que ficam numa praça de alimentação vizinha ao parque Mundo da Xuxa.

Os funcionários do shopping já haviam alertado a administração do local sobre o risco de acidentes. Daniel Silva Diniz, 31, gerente da Gelateria Parmalat, disse que há três meses vinha reclamando de rachaduras nas paredes da loja. "O pessoal da administração dizia que era normal e que iriam falar com os engenheiros responsáveis", afirma. De acordo com o funcionário, as paredes do estabelecimento tremiam durante as obras de expansão do local.

A MPD Engenharia, responsável pela obra, atribuiu o desabamento à chuva e ao vento. No dia 24 de outubro, uma área externa em obras do shopping SP Market também desabou, deixando operários feridos.



Fonte: FOLHA/FERNANDA PEREIRA NEVES

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails