Jorge Serrão
O espectro do terceiro mandato ronda mesmo a Ilha da Fantasia, apesar das repetidas negativas do maior interessado, o chefão Lula da Silva. O deputado federal Jackson Barreto (PMDB-SE) ameaça apresentar, até sexta-feira que vem, sua proposta de emenda constitucional que prevê um referendo, em setembro deste ano, sobre a possibilidade de Lula concorrer pela terceira vez.
Barreto já reuniu 178 assinaturas de deputados. A quantidade é maior que o mínimo pedido pelo regimento da câmara para protocolar a polêmica proposta. O curioso é que Barreto conseguiu 16 assinaturas de parlamentares da suposta oposição ao desgoverno. Prova de que casuísmo come mesmo solto em Brasília. E Lula vai deixando o barco correr solto, porque toda a conversa sobre reeleição só mantém sua máquina de propaganda operando a pleno vapor.
Na Folha de S. Paulo de ontem, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto, condenou a manobra para um terceiro mandato. Britto considera que ela fragiliza o sistema republicano e reaproxima o País de uma “monarquia”. O presidente do TSE lembra que a República postula a temporalidade e a possibilidade de alternância de poder. Segundo Britto, quanto mais se prorroga um mandato, mais o Brasil se distancia da República.
Dia de gasolina baratinha...
Quem quiser comprar até 25 litros de gasolina nesta segunda-feira pelo valor (sem impostos) de R$ 1,4624 o litro deve apanhar uma senha, a partir das 9h da manhã, no Posto Ipiranga da Avenida Sumaré, esquina com a rua Dr. Franco da Rocha, em São Paulo.
Serão comercializados 6000 litros de gasolina – que costuma ser vendida, no mesmo posto, por R$ 2,399.
A promoção é para marcar o Dia da Liberdade de Impostos (Free Tax Day) – cujo objetivo é lembrar que os brasileiros têm que trabalhar 145 dias por ano (de 1º de janeiro até 25 de maio) apenas para pagar os tributos cobrados pelo desgoverno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário