Israel diz que teste nuclear da Coreia do Norte afeta Oriente Médio

O governo israelense destacou nesta segunda-feira as "implicações negativas" no Oriente Médio do teste nuclear realizado nesta segunda-feira pela Coreia do Norte, o segundo em menos de três anos. O Ministério de Relações Exteriores de Israel afirmou, em comunicado, que vê com "extrema gravidade" o teste realizado por Pyongyang sem aviso prévio e contra as resoluções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

"Israel espera que a comunidade internacional responda com firmeza à explosão nuclear norte-coreana, para transmitir uma mensagem sem ambiguidade a outros países", diz a nota, em uma parente referência ao Irã, maior inimigo de Israel e outra nação cujo programa nuclear causa alerta mundial.

"Israel está preocupado com a proliferação da Coreia do Norte, que tem ramificações negativas para nossa região", disse o comunicado, que não especifica os efeitos.

O texto afirma ainda que a diplomacia israelense compartilha da "preocupação global causada" pelo teste nuclear norte-coreano, que motivou dura condenação internacional e a convocação de uma reunião de emergência para a tarde desta segunda-feira.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails