Da AP e Reuters, no Estadão:
Venezuela e Bolívia forneceram urânio para o programa nuclear do Irã, indicou um relatório secreto do governo de Israel obtido pela agência Associated Press. Sabe-se que os dois países latino-americanos têm estreita relação com o Irã, mas é a primeira vez que são acusados de participar do desenvolvimento do programa nuclear iraniano, considerado uma ameaça por Israel.
O relatório conclui que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, está tentando prejudicar os EUA, apoiando o Irã. Funcionários venezuelanos e bolivianos não quiseram comentar a denúncia.
Venezuela e Bolívia são firmes aliados e têm um histórico de oposição à política externa americana e às ações de Israel.
Caracas expulsou o embaixador israelense durante a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza, entre dezembro e janeiro. Israel respondeu expulsando o diplomata venezuelano. A Bolívia rompeu relações com Israel durante a ofensiva.
O documento de três páginas sobre as atividades iranianas na América Latina foi preparado antes da visita à América do Sul do vice-ministro de Relações Exteriores de Israel, Danny Ayalon, que participará na próxima semana de uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Honduras. Também está previsto que o chanceler israelense, Avigdor Lieberman, visite a região em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário