1. Latinhas de refrigerante e cerveja podem causar a leptospirose?
Teoricamente sim. Um roedor doente com Leptospirose urinando sobre latas pode contaminar esses materiais com a bactéria Leptospira interrogans, que tem grande capacidade de sobrevivência no meio ambiente. No contato com a mucosa bucal, mesmo íntegra, pode ocorrer a penetração da bactéria e subseqüente doença. As latas têm de ser lavadas -- ou use canudos.
2. Como preparar um churrasco sem riscos?
Descongelar na geladeira. Retirar as carnes aos poucos da refrigeração. Utilizar placas de corte de plástico, uma para carnes cruas, outra para carnes assadas. Assar totalmente frangos, suínos e derivados.
3. Por que não devemos colocar ovos na porta da geladeira?
Os ovos são perecíveis. O local da geladeira que mais sofre variações de temperatura é a porta (devido ao abre e fecha). Os ovos não podem sofrer trepidação, comum na porta. Não coloque alimentos perecíveis na porta. O problema é a Salmonella.
4. Por que não devemos dar mel a crianças menores de 1 ano?
Menores de 1 ano não possuem uma flora bacteriana intestinal protetora contra patogênicas (ex. Cl. botulinum). O mel pode abrigar essa bactéria. 5% do Botulismo infantil é ocasionado pelo mel. Os maiores de 1 ano já possuem essa flora, então não há riscos.
5. O que fazer para evitar o botulismo no palmito?
O palmito pode conter esporos de Clostridium botulinum. Quando em condições boas, como em latas, podem produzir toxinas (veneno), ocasionando o botulismo. Esse veneno não resiste a temperaturas altas. A fervura por 10 minutos elimina o perigo.
6. Como higienizar hortaliças?
Coloque na geladeira logo após a compra (1 a 2 horas). Retire, separe as folhas ruins. Lave, folha a folha, em água corrente. Imergir em uma solução de 8 gotas de detergente neutro + 1 litro de água. Enxaguar. Imergir em solução de cloro (1 colher de sopa de água sanitária por 1 litro de água) por 10 minutos. Enxaguar em água potável. Servir.
7. Quais são os principais grupos de risco para pegar doenças veiculadas por alimentos?
Crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60, mulheres grávidas e imunodeprimidos (pessoas com câncer, AIDS, transplantados, em pós-operatório etc.) , não devem comer alimentos crus ou semicrus. Para outras pessoas o risco é baixo, mas existe.
8. Por que não devemos tampar alimentos na geladeira?
A geladeira é uma fábrica de vento gelado. Você precisa dar condição para que esse vento entre em contato com o alimento e roube o calor dele. Após 1 a 2 horas, esse vento já teve ação, pode fechar ou tampar.
9. O microondas pode deixar resíduos nos alimentos?
O microondas possibilita uma agitação das moléculas de água. Essa agitação gera atrito e calor. Desligando o microondas, as moléculas de água param, não ficando resíduo.
10. Esponjas representam uma fonte de contaminação na cozinha?
Realmente, a esponja é um foco de contaminação. Após cada utilização, lavar com água e sabão, espremer bem, imergir em uma solução de 1 litro de água + 2 colheres de sopa de água sanitária, por 5 minutos. Guardar em lugar seco, nunca sobre o sabão. Trocar pelo menos a cada semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário