Túneis de São Paulo são inseguros contra incêndio

Nenhum túnel da cidade de São Paulo tem todos os equipamentos necessários para segurança contra incêndios, definidos em lei de 2001 e em norma técnica do Corpo de Bombeiros de 2004.

Segundo o Ministério Público, a prefeitura é a responsável pela aquisição e manutenção dos equipamentos, e os bombeiros, pela fiscalização do funcionamento.

Os principais problemas encontrados são: falta de extintores de incêndio dentro do túnel, falta de hidrantes e ausência de peças básicas do hidrante (como mangueira).

Túnel Jânio Quadros, em SP, é um dos que tem falta de extintores, hidrantes e mangueiras, exigidos por lei de 2001./Rodrigo Capote/Folhapress

A constatação é de vistoria concluída nesta semana pelo Corpo de Bombeiros, a pedido do Ministério Público, em todos os 17 túneis da cidade que deveriam ter os equipamentos, por terem mais de 200 metros de extensão.

Há outros dois túneis que, por serem menores, não se enquadram na lei: Mackenzie e Odon Pereira.

Uma primeira vistoria, realizada no mês passado em dez túneis, constatou que todos estavam com problemas. Por isso, o Ministério Público pediu nova vistoria, nos outros sete túneis, que foi concluída nesta semana.

Segundo o Corpo de Bombeiros, somente túneis construídos após 2001 se enquadram na lei -que é o caso apenas dos túneis Jornalista Vieira de Melo e Max Feffer.

Para a promotora Maria Amelia Nardy Pereira, responsável pela apuração, o argumento não faz sentido. "É uma questão de segurança. Se usássemos esse raciocínio, o edifício Martinelli, do começo do século passado, não precisaria de extintor."

Ela reforça que, mesmo nesses dois túneis, foram encontrados problemas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a fiscalização é só de responsabilidade da Prefeitura de São Paulo. "Nós somos os maiores interessados que esses equipamentos estejam funcionando", diz o tenente Marcos Palumbo, chefe do setor de comunicação.

A prefeitura disse que contratou projeto de modernização de hidrantes e outros sistemas de segurança, em fase final de elaboração. Disse também que a CET monitora os túneis 24 horas por dia e seus funcionários estão preparados para atuar no combate a incêndios.

A promotora vai convocar os representantes dos dois órgãos, na semana que vem, para pedir esclarecimentos.


Fonte: FOLHA/CRISTINA MORENO DE CASTRO

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails