Pesqueiro resgata jovem navegadora no Oceano Índico

Abby Sunderland havia emitido sinal de emergência. Ela tentava ser a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo sem paradas.


Abby (Foto: AP)

Um pesqueiro francês resgatou a jovem navegadora californiana Abby Sunderland neste sábado (12) no Oceano Índico, colocando fim à tentativa da garota de dar a volta ao mundo.

Laurence Sunderland, o pai da menina de 16 anos, disse a repórteres na porta de sua casa que autoridades marítimas o contataram para confirmar o resgate. "Ela saiu de sua embarcação carregando suas roupas e nós estamos muito felizes e empolgados com o fato de Abigail estar segura. Ela estava bem humorada e falou com a mãe."

A menina estava navegando em um mar bravo desde quinta-feira e sendo procurada. Ela já havia emitido um sinal de perigo e havia perdido contato com a família uma vez. A autoridade marítima australiana disse que o barco francês De La Reunion trouxe a garota de volta na tarde de sábado (hora local).

Abby começou sua travessia em 23 de janeiro, na Marina del Rey, em Los Angeles, no veleiro Wild Eyes (olhos selvagens). Ela tentava ser a pessoa mais jovem a navegar ao redor do mundo sem paradas.

Imagem liberada neste sábado (12) e tirada no dia anterior mostra o barco de Abby Sunderland (Foto: AFP)



De acordo com a Autoridade da Segurança Marítima australiana, o resgate da navegante Abby Sunderland no [veleiro] Wild Eyes foi realizada pelo pesqueiro Ile de La Reunion às 19h45, hora local, (6h45, no norário de Brasília).

Abby foi localizada por um Airbus da companhia aérea Quantas procedente de Perth. A porta-voz da agência australiana de emergência, Chris Lawson, falou da dificuldade do resgate.

- Era apenas um ponto no oceano. Foi muito difícil vê-la. O barco está flutuando, mas sem mastro, o que indica que foi atingido por uma onda forte. Ela já informou que está bem, tem o que beber e comer, e seu aquecedor está funcionando.

A jovem saiu da Califórnia em janeiro passado. Sua viagem foi criticada pela imprensa norte-americana, que considerou o itinerário muito arriscado, em particular a travessia do oceano Índico em pleno inverno austral.

O irmão da jovem aventureira, Zac Sunderland, também realizou, no ano passado, quando tinha 16 anos, uma volta ao mundo sozinho e sem assistência durante oito meses.

Fontes: G1 - AFP - AP

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails