Domingo deve ter 20 mil voos cancelados na Europa

Segundo Eurocontrol, até o final do dia serão mais de 63 mil os voos cancelados no espaço aéreo europeu desde a quinta-feira passada, quando começou a se estender a nuvem de cinzas

Cancelados. Dos 24 mil voos previstos para este domingo, 18, só quatro mil poderão decolar, o que fez com que os aeroportos, como o de Barcelona acima, ficassem lotados. Foto: Albert Gea/Reuters


BRUXELAS - Cerca de 20 mil voos foram ou serão cancelados neste domingo, 18, na Europa pelo fechamento de grande parte de seu espaço aéreo em virtude da nuvem de cinzas formada por um vulcão islandês, informou a Eurocontrol, a agência responsável pela segurança nos céus do continente.

A agência indicou que, dos aproximadamente 24 mil voos previstos para este domingo- o número comum para domingo - só poderão decolar quatro mil.

Segundo a Eurocontrol, que elaborou seu boletim com base em dados das 7h30 (Brasília), "não foram proporcionados serviços de controle do tráfego aéreo na maior parte do espaço aéreo europeu".

A agência confirmou que estão total ou parcialmente fechados os seguintes espaços aéreos europeus: Áustria, Bélgica, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, grande parte da França e Alemanha, Hungria, Irlanda, norte da Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Romênia, Sérvia, Eslovênia, norte da Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia e Reino Unido.

O comunicado diz ainda que em algumas dessas áreas o espaço aéreo superior poderá ser utilizado, dependendo das previsões meteorológicas e do nível da fumaça na zona. No entanto, a Eurocontrol indica que "é difícil chegar a esse espaço aéreo, já que na maior parte dos casos as áreas circundantes não estão abertas aos voos".

Por isso, em relação ao sul da Europa, assinala que parte de Espanha, Portugal, sul dos Bálcãs, sul da Itália, Grécia e Turquia mantêm céu aberto, com voos operando.

A agência afirmou que, até o final do dia, serão mais de 63 mil os voos cancelados no espaço aéreo europeu desde a quinta-feira, 15, quando começou a se estender a fumaça.

Abaixo, a quantidade de voos realizados na Europa desde que a nuvem de cinzas começou a se propagar, segundo números da Eurocontrol:

- Quinta-feira, 15 de abril: 20.842 voos realizados, contra 28.578 operados na quinta-feira anterior (-27,1%)

- Sexta-feira, 16 de abril: 11.659 voos, contra 28.597 da sexta-feira anterior (-59,2%)

- Sábado, 17 de abril: 4.886 voos, contra 22.653 do sábado anterior (-78,4%)

- Domingo, 18 de abril: espera-se quatro mil voos, contra 24.965 do domingo anterior (-84%)

Maioria dos países da Europa aumenta restrições aéreas

Tráfego áereo permanece fechado na maior parte dos aeroportos. Foto: David W Cerny/Reuters

Os espaços aéreos da Europa continuam fechados neste domingo, 18, devido à nuvem de cinza procedente da erupção de um vulcão ao sul da Islândia. A maioria dos países estenderam as restrições de fechamento por ordem das Agências de Aviação Civil.

O centro de controle de tráfego aéreo do Reino Unido (Nats) ampliou até as 7h de segunda-feira (3h em Brasília) o fechamento do espaço aéreo. O setor está paralisado desde o meio-dia de quinta-feira, 15.

Na Dinamarca, o fechamento vai até as 22h (de Brasília). Já na Finlândia, as restrições seguem até as 13h (8h, Brasília) da segunda-feira. A Suécia permanece com o espaço aéreo fechado até as 14h (9h, Brasília) de segunda-feira.

Outros países que confirmaram neste domingo o fechamento de todos os aeroportos para pousos e decolagens até segunda-feira foram República Tcheca e Irlanda. O espaço aéreo de ambos não abrirá antes do início da tarde de amanhã (na hora local).

Enquanto isso, os aeroportos do norte da Itália continuam fechados, o que levou a um excesso da demanda do serviço ferroviário, que ficou lotado. Segundo a Sociedade Aeroportuária de Milão, citada pelo "Corriere della Sera", calcula-se que em torno de 50 mil pessoas perderam suas viagens até agora.

O Ente Nacional de Aviação Civil italiano (Enac) dispôs ontem o fechamento dos aeroportos do norte do país até a segunda-feira, 19.

Retorno. Depois de vários dias parados, alguns aeroportos europeus voltam a funcionar total ou parcialmente na Europa. Foto: Peter Dejong/AP

França, Alemanha e Itália reabrem aeroportos

Vistá aérea de aeronaves paradas neste domingo (18) no aeroporto em Frankfurt, na Alemanha/Thomas Lohnes Germany / AFP Photo DDP

A França anunciou neste domingo, 18, a reabertura do tráfego aéreo comercial em vários aeroportos do sul do país, entre eles os de Nice e Marselha, mas mantém fechados os aeroportos de Paris.

A Direção Geral de Aviação Civil, DGAC, confirmou que os voos comerciais poderão operar ao sul de uma linha imaginária entre as cidades de Bordeaux e Marselha. A decisão afeta, entre outros, os aeroportos de Toulouse, Montpellier, Pau, Tarbes, Biarritz, Ajaccio e Bastia, que ficarão abertos pelo menos até a segunda-feira.

A Alemanha também levantou hoje o bloqueio de seis aeroportos do país para os voos em direção ao leste.

Um porta-voz do departamento alemão de segurança aérea confirmou à agência de notícias local "DPA" que está autorizada a operação de voos para o leste a partir dos aeroportos de Berlin-Schoenefeld, Berlin-Tegel, Erfurt, Leipzig, Hamburgo e Hannover. No entanto, ainda é preciso decidir que medidas serão tomadas a partir das 15h (Brasília), hora prevista para o levantamento do bloqueio do espaço aéreo.

Os aeroportos da Espanha que tinham sido fechados no início deste domingo reataram suas operações às 15h30 deste domingo (10h30 de Brasília). Os aeroportos são os de Barcelona, Girona, Reus, Sabadell, Palma de Mallorca, Menorca, San Bonet, Astúrias, Santander, Bilbao, San Sebastián, Vitoria, Pamplona, Logroño, Huesca e Zaragoza.

Em outras regiões da Europa

Na Bélgica o fechamento do espaço aéreo foi prolongado até, pelo menos, às 10h deste domingo. O porta-voz do Ministério de Mobilidade belga, Jan Pauwels, confirmou a ampliação das restrições no céu do país, e que as autoridades voltarão a se reunir pela tarde para estudar se ainda é necessário o prolongamento, segundo a agência "Belga". Já a Bulgária fechou indefinidamente seu espaço aéreo desde as 9h hora local (3h de Brasília).

O espaço aéreo de Estônia, Letônia e Lituânia também continuarão fechados pelo menos até a tarde deste domingo. Fontes da Direção de Aeronáutica da Lituânia informaram que a medida vai ficar em vigor até as 16h local (12h de Brasília).

Restrições similares foram impostas pelas autoridades da Letônia e Estônia, as outras duas repúblicas bálticas que fizeram parte da extinta União Soviética. O espaço aéreo dos países bálticos permanece fechado desde a sexta-feira passada.

A Noruega, por sua vez, decretou a abertura de uma ampla área, desde Kristiansund, no centro do país, até Berlevag, na província de Finamarca, fronteira com a Rússia.

De acordo com dados divulgados no site da Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea, Eurocontrol, também está totalmente restrito o tráfego aéreo da Holanda, Polônia, Croácia, Hungria, Eslovênia, Romênia, Suíça, Sérvia e Eslováquia.

Atualizações no espaço aéreo
 
Apesar dos testes realizados ontem e hoje, a previsão meteorólogica não é otimista em relação às nuvens de fumaça e alguns países confirmam no momento o fechamento do espaço aéreo até segunda-feira.

O centro de controle de tráfego aéreo do Reino Unido (Nats) ampliou hoje até a 1h de segunda-feira (22h de domingo em Brasília) o fechamento de seu espaço aéreo em virtude da nuvem derivada das cinzas lançadas pelo vulcão islandês.

O Nats tomou a decisão após consultar a última previsão do escritório de meteorologia britânico e constatar que a nuvem de cinzas segue cobrindo quase todo seu espaço aéreo e que a situação "piorou ligeiramente" nas últimas horas.

O tráfego aéreo está fechado no Reino Unido desde o meio-dia de quinta-feira e o Nats divulgará uma nova estimativa a partir das 15h de hoje (11h, Brasília).

Na França, foi confirmado hoje o fechamento ao tráfego comercial dos aeroportos do sudoeste do país, os únicos grandes que ainda continuavam abertos.

A Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) anunciou em comunicado que os aeroportos ficarão fechados a partir das 14h (9h, Brasília). Assim, não funcionarão para pousos e decolagens os de Toulouse, Montpellier, Pau, Tarbes, Biarritz e Perpignan.

Entre os aeroportos já fechados ao tráfego aéreo no país todo estão os três de Paris (Roissy-Charles de Gaulle, Orly e Le Bourget), além dos também importantes de Cherburgo, Lille, Brest,Lannion, Estrasburgo, Metz, Beauvais, Lorient, Rennes, Nantes e Lyon.

Na Suíça, o espaço aéreo permanecerá fechado, pelo menos, até as 14h (9h, Brasília) de segunda-feira, devido à nuvem de cinzas vulcânicas originada na Islândia, segundo anunciou hoje o Escritório Federal de Aviação Civil.

A decisão amplia ainda mais a proibição de voos na Suíça, que ainda hoje tinha sido estendida até a manhã de segunda-feira. O espaço aéreo da Suíça permanece fechado desde a meia-noite de sexta-feira (19h de quinta).

Outros países que confirmaram hoje o fechamento de todos os aeroportos para pousos e decolagens até segunda-feira foram República Tcheca e Irlanda. O espaço aéreo de ambos não abrirá antes do início da tarde de amanhã (na hora local).

Fontes: O ESTADO - FOLHA - G1 - R7 - Agências - BGA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails