Hillary admite que Estados Unidos são 'parte do problema' do narcotráfico na América Latina

Declaração da secretária foi dada ao lado do presidente guatemalteco, Alvaro Colom

Hillary Clinton abana ao deixar a sede do governo da Guatemala / Daniel LeClair/REUTERS

Os Estados Unidos são "parte do problema" do narcotráfico na América Latina devido ao consumo de drogas, admitiu nesta sexta-feira (5) a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, durante um encontro com presidentes da América Central na Guatemala.

A secretária em uma coletiva de imprensa, ao lado do presidente guatemalteco, Alvaro Colom, afirmou:

— Sabemos que somos parte do problema.

Hillary, cujo país é o principal consumidor de cocaína do mundo, reiterou o compromisso dos EUA na luta contra o problema da região, utilizada como local de passagem e de armazenamento de drogas, enquanto Colômbia e México travam uma batalha contra o narcotráfico.

— A segurança é o objetivo principal e vamos, através da Iniciativa de Segurança Regional Centro-Americana e de outras alianças no México e no Caribe, combater o crime organizado, as quadrilhas internacionais e o tráfico de drogas e, juntos, manter as pessoas mais seguras.

Clinton ainda disse:

— Ao admitir que somos um consumidor, sabemos que devemos ajudar fortemente países como a Guatemala a lutar contra este terrível problema.

Já Colom afirmou que o esforço para combater o narcotráfico deve ser conjunto, pois não vê "a invasão somente de cartéis mexicanos no país, mas a invasão do narcotráfico internacional".

— Os cartéis se movem de um lado para o outro, mas a agressão é recebida por nossas sociedades. Acredito que, graças a nossa relação com os EUA e o México e a partir de hoje com El Salvador e Honduras, podemos lutar contra esse flagelo do narcotráfico.

Fontes: R7 - AFP

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails