SP tem o dia mais quente do verão, diz Inmet

Temperatura chegou a 33,8º C na Zona Norte.

Após recorde de temperatura e tempestade, arco-íris aparece em São Paulo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

Registrando a temperatura máxima de 33,8ºC, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que esta terça-feira (2) foi o dia mais quente do verão e, portanto, do ano na cidade de São Paulo. Também foi dia de mais temporal, provocando transtornos e ruas alagadas.

De acordo com o meterologista Marcelo Schneider, desde 21 de dezembro, quando começou o verão, a capital paulista não tinha uma temperatura máxima como a registrada no Mirante de Santana (Zona Norte), local oficial da medição. Schneider explicou que os 33,8ºC foram registrados entre 15h e 16h. No entanto, ele admitiu que esta segunda (1) tinha sido até então o dia mais quente de 2010, com 33,1ºC.

Cidade de São Paulo volta a ter alagamentos nesta terça-feira (2). (Foto: Reprodução/TV Globo)

A tempestade que atingiu São Paulo pelo 42º dia seguido levou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) a colocar no fim da tarde toda a cidade em estado de atenção às 17h20. Quarenta minutos depois, a capital tinha 18 pontos de alagamentos. Já o congestionamento no horário atingia 95 km em toda a capital, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Às 18h40, o CGE decretou o fim do estado de atenção nas zonas Oeste, Sul, Centro, Sudeste e na Marginal Pinheiros. Às 19h, Marginal Tietê e as zonas Norte e Leste continuavam em estado de atenção. Segundo o CGE, ainda chove moderadamente nos bairros Freguesia do Ó, Casa Verde, Tremembé e Limão, todos na Zona Norte. O maior índice pluviométrico foi no Rio Tamanduateí, com 51,6 milímetros.

Uma das regiões mais afetadas foi o Centro. A Avenida Nove de Julho, perto do Terminal Bandeira, no Centro da cidade, ficou alagada. Na mesma região, fica o Túnel do Vale do Anhangabaú, que teve o tráfego de veículos interrompido no sentido Aeroporto de Congonhas (Zona Sul) por causa de alagamentos.

Falta de luz

De acordo com a concessionária AES Eletropaulo, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido, desde as 17h55, em função da chuva em parte das ruas Tutóia, Manoel de Nóbrega e Dr. Rafael de Barros, na Zona Sul. Equipes da concessionária foram enviadas ao local e, às 18h30, ainda não havia previsão de volta ao normal.

Apesar da chuva forte, por volta de 18h30, o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, funcionava sem problemas. O mesmo ocorria no terminal de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails