SP pode ter novo pico de radiação solar hoje

Exposição prolongada aos raios pode causar problemas de saúde. Médicos recomendam filtro solar, chapéus e óculos escuros.


Sol forte nesta terça-feira (23) na região da Avenida Paulista (Foto: Werther Santana/Agência Estado)

O índice de radiação ultravioleta solar deve voltar a atingir o nível máximo nesta quarta-feira (24), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por causa disso, os médicos indicam o uso de filtro solar e proteções como chapéus, sombrinhas e óculos escuros.

A escala que mede a radiação ultravioleta emitida pelo sol que chega à superfície terrestre vai de 1 a 14. Até sexta-feira (26), o índice deve chegar a 14 todos os dias. Acima do número 8, ele é considerado muito alto e os especialistas pedem que a população evite sol ao meio-dia e permaneça, se possível, na sombra, além de usar protetor solar, camisa e boné.

A exposição prolongada aos raios pode causar problemas, como envelhecimento e câncer de pele. “Uma maior radiação é um maior risco de queimaduras solares. Tem que haver um cuidado adicional em relação à proteção do sol”, afirma Selma Cernéa, coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Em relação ao filtro solar, a indicação é usar, pelo menos, o fator 15. “A gente sempre diz que o mínimo que deve se usar é o 15, se puder o 30, melhor. Mas se você usar um 15 ou o 30 generosamente, está protegido”, diz a médica. O ideal, segundo ela, é aplicar de manhã e voltar a passar o filtro no meio do dia. Mas isso para as atividades normais, não exposição em praias ou piscinas. E não esqueça de passar em todas as partes do corpo que ficam expostas.

Ilustração mostra índices de radiação solar (Ilustração: Arte/G1)


Confira as explicações do Inpe sobre o tema:

O que é o índice ultravioleta?

O índice ultravioleta é uma medida da intensidade da radiação UV incidente sobre a superfície da Terra, relevante aos efeitos sobre a pele humana. De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), esses valores são agrupados em categorias de intensidades, de 1 a 14.

As nuvens afetam o nível de radiação?

Os fluxos de raios ultravioletas são afetados pela presença de nuvens, que geralmente atenuam o feixe de radiação.

O que a exposição pode provocar na pele?

As reações da pele humana à exposição podem ser classificadas como agudas (imediatas) ou crônicas (a longo prazo). As reações agudas, como queimaduras, bronzeamento e produção de vitamina D, se desenvolvem e desaparecem rapidamente. As crônicas, como fotoenvelhecimento e câncer de pele, têm aparecimento gradual e de longa duração.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails