Marinha resgata 64 após naufrágio de navio veleiro canadense na costa do Rio

Foto de veleiro canadense que naufragou na costa do Rio.

A Marinha brasileira informou na manhã desta sexta-feira que estão foram resgatados 64 ocupantes de um navio veleiro que naufragou no fim da tarde de ontem (18) na costa do Rio.

A embarcação pertence a uma escola canadense, a West Island College International, e levava alguns estudantes para o Uruguai.

De acordo com a assessoria da Marinha, o chamado de resgate feito pelo navio veleiro Concordia foi recebido por volta das 17h de ontem.

Os ocupantes da embarcação estavam em quatro balsas salva-vidas a cerca de 300 milhas (cerca de 550 km) do litoral do Rio. A primeira balsa foi localizada pela Força Aérea Brasileira por volta das 20h de ontem.


Canadá agradece Brasil por resgate de veleiro

O Canadá agradeceu nesta sexta-feira o Brasil pelo resgate de 64 estudantes e membros da tripulação de um veleiro canadense, Concordia, que naufragou quinta-feira (18) na costa do Rio de Janeiro. Nesta sexta, a Marinha informou que os ocupantes foram resgatados.

"A tripulação e todos os passageiros se encontram sãos e salvos. É uma boa notícia", disse o ministro canadense das Relações Exteriores, Lawrence Cannon, em um comunicado.

"Agradeço as autoridades brasileiras que realizaram essa operação de resgate e agiram rapidamente para prestar assistência ao veleiro e a seus passageiros", disse.

O Concordia, um veleiro de quase 60 metros de comprimento pertencente à universidade canadense West Island College International, naufragou a cerca de 550 km da costa brasileira por volta das 17h de quinta-feira após enfrentar fortes ventos, indicou o comandante Romualdo, contactado por telefone em Brasília.

O barco partiu no dia 8 de fevereiro de Recife com destino a Montevidéu, no Uruguai, onde deveria chegar no dia 25 de fevereiro.

Resgate

De acordo com a assessoria da Marinha, o chamado de resgate feito pelo navio veleiro Concordia foi recebido por volta das 17h de ontem. Os ocupantes da embarcação estavam em quatro balsas salva-vidas a cerca de 300 milhas (cerca de 550 km) do litoral do Rio. A primeira balsa foi localizada pela Força Aérea Brasileira por volta das 20h de ontem.

A Marinha encaminhou para o resgate da tripulação a Fragata Constituição e três navios mercantes que estavam na região. Também foi encaminhado para o local o rebocador de alto mar Almirante Guillobel e a Fragata Liberal, mas ainda não chegaram no local. A Força Aérea também participou das buscas com uma aeronave Hercules, C-130.

A Marinha encaminhou para o resgate da tripulação a Fragata Constituição e três navios mercantes que estavam na região. Também foi encaminhado para o local o rebocador de alto mar Almirante Guillobel e a Fragata Liberal, mas ainda não chegaram no local. A Força Aérea também participou das buscas com uma aeronave Hercules, C-130.

O navio veleiro havia saído de Recife em 8 de fevereiro e seguia em direção a Montevidéu, no Uruguai, quando enfrentou forte ventania que levou a embarcação a emborcar e naufragar, afirmou um tripulantes à Marinha. A previsão de chegada ao destino final da viagem era para a próxima terça-feira (23).

Vídeo mostra como funcionava navio que naufragou na costa do Rio

Um vídeo institucional (com narração em inglês) mostra como funcionava o navio veleiro que naufragou no fim da tarde de ontem (18) na costa do Rio. A embarcação pertence a uma escola canadense, a West Island College International.


Fontes: FOLHA - France Presse - TV UOL -TV Globo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails