Ex-presidente dos EUA Bill Clinton é internado em Nova York, diz ABC

Ex-presidente teria sido internado por problema no coração.
Clinton, de 63 anos, foi levado ao Columbia Presbyterian Hospital.

O ex-presidente Bill Clinton discursa em Hong Kong; assessor diz que ele está "bem disposto" após tratamento

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton foi hospitalizado nesta quinta-feira (11) em Nova York, informa o site da rede americana ABC News.

Segundo o site, Clinton, de 63 anos, foi transportado para o Columbia Presbyterian Hospital, em Manhattan, para tratar de um problema relacionado ao seu coração.

De acordo com a CNN, o ex-presidente foi internado com dores no peito.

Um correspondente da ABC informou que fontes disseram que ele foi levado para o hospital "provavelmente para um procedimento stent [estruturas metálicas colocadas nas artérias coronárias para mantê-las abertas após uma angioplastia]".

Segundo a emissora, um amigo do ex-presidente disse que ele vinha sofrendo de um resfriado após sua sua recente viagem ao Haiti. Clinton foi nomeado pela ONU para comandar um programa dos Estados Unidos de ajuda ao país após o terremoto de 12 de janeiro.

Clinton já se submeteu a uma cirurgia de ponte de safena no mesmo hospital onde ele está agora quatro anos e meio atrás.

Um assessor do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, 63, informou hoje, em nota, que ele demonstra "boa disposição" depois de ter sido submetido a um procedimento de urgência devido a um problema cardíaco em um hospital de Nova York.

De acordo com o jornal americano "Washington Post", na nota, o assessor Douglas Band, diz que o presidente foi levado mais cedo ao Hospital Presbiteriano de Columbia, em Manhattan, após sentir dores no peito. "Depois de uma consulta ao cardiologista, ele foi submetido a um procedimento que colocou dois stents em uma de suas artérias coronárias", informou.

O stent é uma pequena prótese metálica com o formato aproximado de uma mola, introduzida na coronária por cateterismo, que se expande juntamente com um balão para manter aberta a passagem de sangue, normalmente obstruída por placas de gordura.

"O [ex] presidente Clinton demonstra boa disposição e continuará focado no trabalho de sua fundação e dos esforços de ajuda a longo prazo ao Haiti", afirmou.

Em 2004, Clinton teve dores no peito, e os médicos descobriram que quatro grandes vasos que levam oxigênio ao coração estavam cerca de 90% entupidos. Ele passou por uma cirurgia na qual foram aplicadas quatro pontes em seu coração ---três mamárias e uma de safena. No ano seguinte, ele passou por uma operação para remover líquido pleural e tecido cicatrizado de seu pulmão esquerdo.

Hillary recebeu a notícia da internação do marido após uma reunião com o presidente Barack Obama, na Casa Branca, em Washington. Um assessor informou aos meios de comunicação americanos que ela viajaria para Nova York nas próximas horas. Segundo a rede de TV CNN, a filha do casal, Chelsea, está no hospital, com o pai.

No ano passado, em entrevista ao jornal "The New York Times", Clinton disse que a primeira cirurgia cardíaca que sofreu mudou a sua vida.

Democrata, Clinton governou os EUA de 1993 a 2001 e dedicou-se a trabalhos humanitários, por meio da Fundação Clinton, após deixar o poder. Ele é casado com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton e atualmente é o representante especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Haiti. Nas últimas semanas, Clinton viajou ao Haiti pela terceira vez desde o terremoto do último dia 12 de janeiro para coordenar a ajuda internacional enviada ao país.

O ex-presidente Bill Clinton (esquerda) conversa com o atual presidente dos EUA Barack Obama. Ao fundo, Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA e esposa de Clinton. (Foto: AFP) 


Fontes: FOLHA - G1 - Agências

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails