Prefeitura de Angra (RJ) confirma dez mortes em deslizamento que atingiu pousada

Número de mortos por chuvas no estado chega a 30. Equipes buscam sobreviventes na Praia do Bananal.

A Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) afirmou na manhã desta sexta-feira que ao menos dez pessoas morreram em decorrência de um deslizamento de terra que atingiu a pousada Sankay, na praia do Bananal, em Ilha Grande. Assim, sobe para 30 o total de mortes em decorrência das chuvas no Rio desde quarta-feira (30).

Cerca de 35 pessoas ainda estão desaparecidas no local do soterramento e no morro da Carioca, na região central da cidade, onde casas também foram atingidas por deslizamentos. Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal, com mais de 60 homens, estão nos dois locais em busca de sobreviventes.

Ainda de acordo com a prefeitura, o desmoronamento de casas no morro da Carioca aconteceu na madrugada desta sexta, por volta das 4h. Ainda não há informações sobre o número de feridos, mas pelo menos 20 pessoas foram soterradas no local por terra e vegetação que desceu da encosta.

Já na região da pousada Sankay, em Ilha Grande, há pelo menos 15 pessoas soterradas. Um morto foi levado para o centro do município de lancha na manhã de hoje.

30 mortos

O total de mortes em decorrência das chuvas no Rio chegou a 30 hoje, somando-se as vítimas em Angra mais a morte de uma menina que estava internada após ser ferida de um deslizamento na comunidade Fazenda da Bica, em Quintino, zona norte do Rio --os pais da criança também morreram na ocasião.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Moraes dos Passos chegou ao hospital Salgado Filho, no Méier, também na zona norte, com fraturas no fêmur e muitas escoriações provocadas pela queda de barreira na sua casa. O estado da menina se agravou durante a madrugada na UTI do setor pediárico do hospital. Mariana não resistiu e morreu àss 8h10.

Estado de emergência

Ontem (31), a prefeitura já havia decretado estado de emergência. Nesta sexta, o prefeito do município, Tuca Jordão (PMDB), vistoria as áreas atingidas pelas chuvas para decidir se decreta estado de calamidade pública.

A prefeitura de Angra informou ainda, que por causa das chuvas, o centro da cidade ficou sem luz por volta das 2h, mas o fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 9h30. Já parte de Ilha Grande permanece sem energia.

Segundo a prefeitura, a luz foi cortada a pedido da Defesa Civil e dos bombeiros para não gerar problemas nas buscas por vítimas na pousada soterrada na praia de Bananal.

Rio-Santos interditada

Também nesta sexta, a rodovia Rio-Santos precisou ser interditada na altura de Paraty (RJ), em ambos os sentidos, devido a pelo menos cinco quedas de barreira nos kms 511, 574, 576, 578 e no km 583. Não há previsão de liberação.

Além da Rio-Santos, que está interditada em ambos os sentidos desde as 3h de hoje, a rodovia Saturnino Braga (RJ-155), a estrada Angra Getulândia e a estrada do Contorno, próximo ao Colégio Naval, também foram parcialmente interditadas devido a queda de barreiras.

Fonte: FOLHA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails