Os europeus preveem colocar em andamento seu sistema de navegação por satélite Galileu, destinado a competir com o americano GPS, no início de 2014, informou nesta quinta-feira (7) a Comissão Europeia ao anunciar a licitação para a construção de vários de seus componentes.
"Agora podemos prever os prazos de provisão de serviço com mais precisão", afirmou a comissão, detalhando que os primeiros aplicativos disponíveis serão, por exemplo, destinados à "busca e resgate", enquanto que o serviço comercial para o grande público entrará num período de teste durante 2014.
A comissão explicou que entregou ao alemão OHB System um primeiro pedido de 14 satélites; ao francês Arianespace o lançamento de cinco naves russas Soyuz; e ao franco-italiano ThalesAleniaSpace um pacote de serviços industriais.
Este anúncio cobre quase três das seis licitações abertas para a construção e colocação em andamento do Galileu num total avaliado inicialmente em 2,1 bilhões de euros (US$ 3 bilhões).
O sistema Galileu, cujo funcionamento estava, a princípio, previsto para 2013, promete uma precisão de localização de um metro.
Para que o Galileu funcione e possa competir plenamente com o GPS Europa, é preciso lançar no total 30 satélites. O primeiro lançamento está programado para outubro de 2012, indicou a Comissão Europeia, o que supõe um atraso de mais de dois anos em relação ao programa inicial.
Enquanto isso ...
Foguete russo lança em órbita três satélites de sistema de navegação
O foguete russo Proton, lançado a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, colocou em órbita em 25 de dezembro, três satélites para o sistema de navegação Glonass, análogo russo do GPS americano e do europeu Galileu.
Um porta-voz da Roscosmos, a agência espacial da Rússia, afirmou que os três aparelhos entraram em órbita terrestre dez minutos depois do lançamento do foguete portador, transmitido ao vivo pelo canal de televisão russo 'Vesti', e que aconteceu às 8h43 (horário de Brasília).
Com o lançamento , o sistema de navegação russo fica com a composição de 19 aparelhos Glonass-M. Para ter cobertura global completa, no entanto, o sistema deve contar com pelo menos 24 --o que ocorrerá no final de 2010, segundo os planos anunciados pelo Ministério da Defesa da Rússia.
O sistema de navegação Glonass, de uso civil e militar (da mesma forma que o GPS e o Galileu), permitirá determinar com exatidão as coordenadas de objetos que estejam em terra, mar ou ar e, além disso, cumprirá outros trabalhos relacionadas com a defesa.
Leia mais:
Fontes: FOLHA - France Press - Efe
Nenhum comentário:
Postar um comentário