Avião da FAB resgata 62 brasileiros ilhados há uma semana no Peru

Turistas ficaram retidos na região da cidade inca de Machu Picchu. Voo deve chegar por volta das 4 horas desta segunda no Rio de Janeiro.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou o Peru no final da tarde deste domingo com 62 turistas brasileiros que ficaram uma semana ilhados em Águas Calientes, próximo à cidade inca de Machu Picchu, devido às fortes chuvas que atingiram a região. O avião deve chegar ao Rio de Janeiro às 4 h da madrugada desta segunda (1º). Antes, o avião tem uma escala prevista em Rio Branco, no Acre.

Grupo de brasileiros resgatados da região de Machu Picchu pouco antes de embarcar em avião da FAB, em Cuzco, no Peru (Foto: Força Aérea Brasileira)

O Peru foi atingido por enchentes no início da semana, decorrentes de fortes chuvas. Pelo menos dez pessoas morreram e mais de mil turistas, entre eles 280 brasileiros, ficaram ilhados em Águas Calientes. Ao menos cinco mil casas foram destruídas e 29 mil famílias estão desabrigadas. Os turistas foram aos poucos retirados de helicóptero, conforme permitiam as condições climáticas.

Segundo a FAB, um dos turistas resgatados disse ter ficado ilhado com a mulher e dois filhos junto com o grupo de 280 brasileiros. O avião que faz o transporte dos brasileiros, um C-130 Hércules, de carga, deixou 14 toneladas de alimentos no Peru.

De acordo com nota divulgada pela Força Aérea, o embaixador do Brasil no Peru, Jorge Taunay, acompanhou o embarque dos brasileiros em Cuzco. À FAB Taunay disse que o governo peruano ajudou no resgate dos brasileiros. "Foi uma ponte aérea que primou pela eficiência na logística e na técnica."

Brasileiros fazem fila para passar pela imigração peruana antes de embarcar em avião da FAB de volta ao Brasil (Foto: Força Aérea Brasileira)


Fonte: G1 /Fausto Carneiro

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails