Sean deixa o consulado americano acompanhado do pai

Menino foi entregue ao pai por ordem da Justiça brasileira.
Sean retorna ainda hoje aos EUA em voo fretado, diz advogado.


Sean chegou ao consulado dos EUA abraçado com o padrasto. (Foto: Reprodução/Globo News)

O menino Sean Goldman, de 9 anos, deixou o consulado americano, no Centro do Rio, acompanhado do pai biológico por volta de 9h50 desta quinta-feira (24). Saíram dois comboios do local e, segundo informações do governo dos EUA, eles estavam no segundo.

Dois veículos chegaram ao Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, e David Goldman e Sean desceram dos carros e entraram, de acordo com as primeiras informações, no prédio da administração da Infraero.

O menino chegou por volta de 8h30 com o padrasto, a avó materna e o advogado da família ao consulado para ser entregue ao pai biológico David Goldman, cumprindo ordem judicial.

Eles foram em três carros e pararam a cerca de 100 m do local, seguindo a pé. O menino entrou no consulado abraçado do padrasto. Houve muita confusão e o trânsito ficou complicado. Eles foram cercados pela imprensa, e a família teve dificuldades para entrar no local. Cerca de 30 seguranças tentaram fazer um cordão de isolamento para a passagem.

O advogado Sérgio Tostes informou que pai e filho viajam ainda nesta quinta em avião fretado para os Estados Unidos. A avó pediu para ir junto no voo, mas foi negado pelo governo americano. O governo brasileiro concordou.

David Goldman chegou ao consulado antes das 8h em comboio da polícia. A segurança foi reforçada e foi montado um cordão de isolamento. Segundo a porta-voz da embaixada americana no Brasil, Orna Blum, o consulado está tomando todas as medidas para que essa transição seja a mais tranquila possível para o menino.

Decisão do STF

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Paulo Espirito Santo, determinou, na quarta-feira (23), a entrega de Sean ao Consulado dos Estados Unidos até as 9h desta quinta.

A ordem atendeu à determinação do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, que suspendeu liminar do próprio Supremo.

O advogado dos Bianchi, Sérgio Tostes, disse, que não vai recorrer da decisão do STF. Segundo ele, a família decidiu dar prioridade ao bem estar e a uma transição suave da guarda da criança.

David Goldman se disse feliz com a decisão do STF, que suspendeu na terça a liminar que garantia a permanência do garoto no Brasil. A informação é de seu advogado, Ricardo Zamariola. Em entrevista à rede de TV americana NBC, o americano declarou que o Brasil "terá um futuro melhor honrando o império da lei”.

Por outro lado, a avó brasileira, Silvana Bianchi, afirmou em entrevista ao G1 que a ordem judicial atende a interesse político e econômico. "Estou chocada, triste, decepcionada e envergonhada."

Fonte: G1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails