Cadela achou material entre a Tabajaras e o Morro dos Cabritos.
Bope ocupa comunidades para instalar unidade pacificadora.Nesta segunda-feira (28), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) ganhou o reforço da Companhia de Cães da Polícia Militar na ocupação da Ladeira dos Tabajaras e do Morro dos Cabritos, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
A cadela Brita, de 3 anos, encontrou uma granada e munição (Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo)
Os cães farejadores percorreram becos, ruas e a mata que cerca as duas comunidades em busca de depósitos de armas e drogas. Logo no fim da manhã, de acordo com a polícia, uma cadela de 3 anos encontrou na mata uma granada de uso exclusivo das Forças Armadas, além de munição para fuzis.
A ocupação do batalhão começou na manhã de sábado (26) para expulsar traficantes das duas comunidades e instalar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a sexta da cidade. Segundo a PM, não há registro de confrontos.
Os soldados do Bope permanecerão na Ladeira dos Tabajaras e no Morro dos Cabritos por tempo indeterminado. A previsão é de que a UPP seja instalada na segunda semana de janeiro.
Três dias de ocupação
A operação teve reforço de cães farejadores (Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo
Por volta das 9h de sábado, 80 homens do Bope começaram a subir os morros. Um veículo blindado deu apoio à operação. Os principais acessos às favelas já estavam ocupados desde a última quarta-feira (23). Cerca de 3,1 mil pessoas vivem nas duas comunidades.
O Bope se instalou em pontos estratégicos dos morros sem confronto com bandidos. Os policiais acreditam que o anúncio antecipado da ocupação fez com que os traficantes deixassem as comunidades.
"Ao saber que vamos chegar numa comunidade com tanta antecedência, eles têm duas opções: ou ficam para o confronto ou se refugiam. Até o momento, a indicação que temos é de que eles estão refugiados em outros locais", explicou o comandante do Bope, Paulo Henrique Azevedo de Moraes.
Fontes: G1 - TV Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário