Investimento recorde da Volkswagen no Brasil
A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira investimentos de R$ 6,2 bilhões para o período de 2010 a 2014, o maior aporte já feito no Brasil, segundo o presidente da companhia no país, Thomas Schmall.
Quase metade desse valor vai vir da matriz, que anunciou um aporte mundial de cerca de 26 bilhões de euros para 2010 a 2012, e o restante do montante virá de recursos próprios.
Na semana passada, a concorrente Ford anunciou investimentos de R$ 4 bilhões para o período de 2011 a 2015 no Brasil.
Em euros, por causa da cotação da moeda, o investimento da Volkswagen no quinquênio entre 1997 e 2002 (R$ 6 bilhões) superou o atual, mas incluiu a construção da fábrica de Curitiba, inaugurada em 1999.
Os investimentos nos próximos cinco anos vão se concentrar nas fábricas do Estado de São Paulo (São Carlos, São Bernardo do Campo e Taubaté), sendo 60% em linhas de produto e 40% em ampliação da capacidade instalada.
Segundo Schmall, a greve dos trabalhadores em Curitiba não interferiu na decisão de destinar poucos recursos para essa unidade e afirmou que a planta projetada inicialmente para produzir 700 carros por dia já fabrica 900 atualmente.
O investimento anunciado anteriormente, para o quinquênio 2007-2011, era de R$ 3,2 bilhões, mas sua aplicação será antecipada para até o final deste ano, de acordo com o presidente da montadora.
Questionado se a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) concedida pelo governo federal para carros influenciou na decisão por um investimento de R$ 6,2 bilhões no país, Schmall afirmou que o benefício fiscal é de curto prazo e o investimento, de longo prazo, mas disse que "quisemos fazer a nossa parte também".
A previsão é que a produção chegue a 800 mil veículos em 2009. As exportações de 150 mil unidades em 2008 devem cair para 120 mil neste ano e a projeção para 2010 é manter este patamar. Das cinco fábricas mais produtivas do grupo no mundo, Schmall afirmou que três estão no Brasil --as outras duas ficam na República Tcheca e na Hungria.
Em vendas, o objetivo da montadora é atingir em 2014 um milhão de automóveis e comerciais leves no Brasil, mantendo os 25% de participação de mercado no país. Neste ano, até outubro, 527 mil unidades foram vendidas, o que representa um acréscimo de 15,6% no confronto com o mesmo período do ano passado --o market share nesse intervalo foi de 25,7%. O Brasil é o terceiro principal mercado da multinacional, ficando atrás apenas da China e da Alemanha.
Atualmente, a montadora tem 21,7 mil funcionários no país. Só neste ano, 1.200 foram contratados e outros 1.600 temporários foram efetivados.
A Volkswagen também anunciou hoje que vai patrocinar a seleção brasileira de futebol até a Copa do Mundo de 2014, mas o valor ainda não foi revelado.
Fonte: FOLHA/ TATIANA RESENDE -
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