Produção caiu durante noite passada; bares não puderam funcionar até muito tarde
Padeiros ficaram de braços cruzados, esperando chegar a energia elétrica/AEAinda sem dados oficiais sobre os prejuízos causados pelo apagão desta madrugada (11), fica difícil montar um panorama das perdas geradas na economia brasileira. Mas, ao que tudo indica, não foram poucas.
As padarias estão entre os estabelecimentos que mais sofreram com o blecaute. A rede Letícia, com quatro unidades em São Paulo, e a Barcelona, que faz parte do grupo Benjamin Abrahão, ficaram impedidas de produzir pães durante a madrugada. Os dois lugares abrem ao público das 6h às 22hs e produzem para o dia seguinte das 22h às 5hs.
Segundo o sócio da Barcelona Doces e Pães, Vicente Safon, “os padeiros ficaram de braços cruzados, esperando chegar a energia”. Ele estima que a loja deve ter perdas entre 10% e 15% no faturamento por conta do apagão.
- Às 9h desta quarta-feira já não tinha mais pão. Normalmente, a fornada dura até às 11h30, e o que é produzido durante a noite vai ao forno ao longo do dia.
São parecidos os problemas da rede de padarias Letícia. Pedro Alves, gerente geral, diz que não perdeu matéria-prima porque a empresa tem pequenos geradores para sustentar a produção, mas que muitos produtos deixaram de ser preparados. Também houve atraso na entrega, já que a empresa fornece para hotéis e hospitais.
Antônio Saú Rodriguez, gerente de marketing do Sindipan Sindipan, sindicato da categoria, disse que dificilmente vai tomar providências contra o governo por causa dos prejuízos.
- Eles ainda não conseguiram nem dizer o que aconteceu!
O sindicato estima que há 5.000 padarias na Grande São Paulo, com exceção do ABC.
Na contramão
A Galeria dos Pães viu seu faturamento aumentar em 15% na noite passada. A casa possui geradores que mantiveram todo o sistema funcionando normalmente. O número de clientes foi maior que o normal para uma terça-feira, já que muitas pessoas viram o lugar aceso e aproveitaram para se refugiar.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário