Campanha no Facebook convoca manifestação para exigir renúncia de Berlusconi

Serão realizadas manifestações paralelas em várias cidades do mundo

Cerca de 235 mil adesões foram colhidas na web em um mês para o chamado "No-B Day"/Chris Helgren/Reuters

Cerca de 235 mil adesões foram colhidas na internet em um mês para o chamado "No-B Day", uma manifestação nacional prevista para 5 de dezembro para pedir a renúncia do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, informa o jornal "La Repubblica" em sua edição digital, nesta quinta-feira (12).

Segundo o diário, a iniciativa foi idealizada por um grupo de blogueiros e divulgada na rede social Facebook como uma reação "aos ataques do primeiro-ministro" e à lei que outorgava imunidade judicial aos quatro máximos cargos do Estado e que já foi derrogada.


"Desde 9 de outubro de 2009, Berlusconi critica a Chefia do Estado, ataca os juízes da Corte Constitucional, acusando-os de serem comunistas e se define como 'o homem mais perseguido da história'", diz o texto da iniciativa.

Também faz referência à opositora Rosy Bind do Partido Democrata (PD), qualificada pelo líder em televisão como sendo "mais bonita que inteligente", o que provocou uma revolta entre as mulheres.

O grupo de blogueiros abriu no Facebook uma página na qual pedem "uma manifestação nacional para pedir a renúncia de Berlusconi" e que já tem 235 mil adesões em um mês de divulgação.

Uma manifestação definida como "não partidária e pacifista" reunirá os críticos a Berlusconi no dia 5 de dezembro na Praça da República, em Roma, e à qual já confirmou a presença o líder da Itália dos Valores (IDV), o ex-magistrado Antonio Di Pietro.

Além disso, segundo o jornal, serão realizadas manifestações paralelas em várias cidades do mundo, como Barcelona.


"Berlusconi deve renunciar e defender-se diante dos tribunais", afirmam os opositores ao primeiro-ministro.

Fontes: FOLHA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails