Governo filipino ordena evacuação em massa em 5 províncias pelo tufão "Parma"
O ministro da Defesa filipino, Gilberto Teodoro, advertiu a todos os residentes de cinco províncias ameaçadas pela chegada do tufão "Parma" que não irão resgatá-los se não obedecem a ordem de evacuação.
"Não arriscaremos vidas para ir salvá-los", declarou em discurso transmitido pela televisão.
Moradores das províncias de Catanduanes, Camarins Norte, Quezón, Aurora e Polillo deixam em massa suas casas diante de "Parma", prestes a se transformar em um "super tufão", com ventos superiores a 200 km/h.
Super Typhoon Parma at 02:25 UTC on 10/01/09.
A tempestade tocará terra na madrugada de sábado na ponta setentrional de Luzon, uma semana depois que a tempestade tropical "Ketsana" alcançou a ilha.
"Ketsana" deixou um balanço, ainda provisório, de 293 mortos, quase 800 mil deslocados e cerca de 2,5 milhões de desabrigados.
"Parma" afetará, sobretudo, ao extremo norte de Luzon, mas Manila e 25 províncias sob estado de catástrofe são muito vulneráveis pelas fortes tempestades.
O novo tufão, segundo os especialistas, é muito mais poderoso que "Ketsana", que era uma tempestade tropical e chegou com ventos mais moderados, mas causou as piores inundações em mais de 40 anos na capital, que ficou quase totalmente submergida.
Fontes: Terra - Efe
Nenhum comentário:
Postar um comentário