Tsunami atinge Ilhas Samoa após forte terremoto

Tremor de 8 graus foi registrado no arquipélago; autoridades estimam que mais de 100 podem ter morrido
Tremor de 8 graus foi registrado no arquipélago; autoridades estimam que mais de 100 podem ter morrido
Um tsunami que atingiu o arquipélago de Samoa, no Pacífico Sul, nesta terça-feira pode ter matado até cem pessoas e ferido muitas outras, informou o departamento responsável por desastres de Samoa. As ondas atingiram também a vizinha Samoa Americana, um território americano onde pelo menos 20 pessoas morreram e 50 ficaram feridas, segundo as autoridades.


Tsunami alagou o centro de Fagatogo, na Samoa Americana; ondas podem ter matado mais de cem pessoas no arquipélago de Samoa



O chefe-executivo-assistente do serviço de assistência de Samoa, Ausegalia Mulipola, disse que equipes de resgate ainda procuravam vítimas do tsunami. Há registro de que alguns vilarejos no sudeste do país foram destruídos.

Uma série de grandes ondas atingiu o arquipélago de Samoa cerca de 25 minutos depois depois que um terremoto com magnitude entre 8,0 e 8,3 atingiu o oceano Pacífico, às 6h48 desta terça-feira (14h48 em Brasília), a 32 km de profundidade e a 190 km da Samoa Americana e 200 km de Samoa.

Moradores em Samoa e Samoa Americana relataram ter sido acordados pelo terremoto, que durou de dois a três minutos. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta geral de Samoa Americana à Nova Zelândia, e Tonga sofreu alguns danos na costa, com ondas de até quatro metros. O alerta já foi cancelado.

Carros e pessoas foram arrastados para o mar pelas ondas, enquanto sobreviventes fugiram para os terrenos elevados, onde permaneciam horas depois. Com o trabalho dificultado por falta de energia elétrica e comunicações, as autoridades se esforçam para avaliar os danos.

Mase Akapo, um meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional em Samoa Americana, disse que pelo menos 14 pessoas tinham morrido, em quatro diferentes aldeias da ilha principal de Tutuila, enquanto a agência de notícias Associated Press contou cerca de 20 mortos em Samoa. O primeiro tremor foi seguido por três réplicas de pelo menos 5,6 de magnitude.

Segundo um repórter da Associated Press disse que a costa da ilha principal de Samoa, Upolu, tinha sido devastada e que muitos dos mortos foram pessoas que hesitaram em sair da região logo após o terremoto.

Um número indeterminado de mortos e feridos foi registrado no povoado samoano de Talamoa. O neozelandês Graeme Ansell, que está em Samoa, disse que a vila costeira de Sau Sau Beach Fale foi devatada.

"Foi muito rápido. A vila inteira foi destruída", disse Ansell à Rádio Nacional da Nova Zelândia, de uma colina perto da capital de Samoa."'Não há uma construção de pé. Nós todos subimos as colinas, e um dos nossos acompanhantes está com uma perna quebrada. As pessoas vão passar grande necessidade por aqui."

A capital samoana ficou praticamente deserta após o tsunami, com escolas e empresas fechadas. A imprensa local informou que havia relatos de alguns deslizamentos de terra na região Solosolo, na ilha de Upolu e danos às plantações na zona rural em tono de Apia.

Mike Reynolds, superintendente do Parque Nacional da Samoa Americana, disse a meios de comunicação locais que quatro ondas de 4,5 metros a 6 metros avançaram cerca de 1,6 km terra adentro. Holly Bundock, porta-voz do Serviço Nacional de Parques da região Oeste do Pacífico, em Oakland, Califórnia, disse que Reynolds informou que o centro de visitantes do parque e os escritórios pareciam ter sido destruídos.

Bundock disse que Reynolds e outro funcionário do parque tinham localizado apenas um quinto dos cerca de 15 funcionários e dos voluntários, cujo número varia entre 30 e 50. O Parque Nacional da Samoa Americana é o único parque nacional americano ao sul do equador, uma vasta paisagem de recifes, praias, as florestas tropicais e animais selvagens, como tartarugas marinhas e raposas-voadoras, um tipo de morcego.

O governador da Samoa Americana, Togiola Tulafono, estava em seu escritório Honolulu avaliar a situação, mas estava tendo dificuldade em obter informações, disse o vice-diretor do gabinete, Filipp Ilaoa.

 

Carro caído de ponte sobre córrego após a passagem do tsunami nesta terça-feira (29) em Fagatogo, Samoa Americana. (Foto: AP)


Equipes de resgate encontraram um cenário de destruição e carros virados ou presos na lama, e pedras caídas em algumas estradas. Vários estudantes foram vistos saqueando a loja de conveniência de um posto de gasolina.


O contra-almirante Manson Brown, comandante da Guarda Costeira para a região do Pacífico, disse que estava avaliando que recursos enviar para Samoa Americana. O porta-voz da Guarda Costeira tenente John Titchen disse que um avião C-130 estava sendo enviado nesta quarta-feira para entregar ajuda, avaliar os danos e levar o governador de volta para casa. Um avião de busca marítima da Força Aérea da Nova Zelândia também estava sendo enviado.

O porta-voz da Administração Federal de Aviação disse, em Los Angeles, que os detritos que foram levados até uma das pistas do Aeroporto Internacional de Pago Pago estavam sendo retirados para que pudessem ser realizados voos de emergência.

As ilhas Cook e a vizinha Niue também entraram em alerta, mas não houve relatos imediatos de danos em ambas. Dezenas de milhares de pessoas vivem ao nível do mar nessa região.

Embora o alerta de tsunami tenha sido cancelado na região de Samoa, os efeitos do tremor podem ser sentidos a milhares de quilômetros de distância, e os funcionários federais americanos alertaram para fortes correntes e ondas perigosas, previstas para a costa da Califórnia e do Estado de Washington, mas nenhuma grande inundação era esperada.

A Agência Meteorológica do Japão também emitiu um alerta de tsunami ao longo de toda sua costa oriental, após o terremoto. A agência advertiu para um possível tsunami de 50 centímetros de altura.

Segundo a agência, o tsunami poderia atingir ao longo de toda costa leste do Japão, em uma área que vai do norte da ilha japonesa de Hokkaido até a ponta sul da ilha de Kyushu, com as ilhas de Okinawa, no extremo sul, também incluídas.

O especialista em tsunami Brian Atwater, do Serviço Meteorológico dos EUA, em Seattle, disse que o terremoto e o tsunami que atingiram Samoa foram grandes, mas não na mesma escala da grande tragédia de 26 de dezembro de 2004, quando um sismo de 9 graus gerou um tsunami que atingiu cerca de dez países banhados pelo oceano Índico, matando 226 mil pessoas, 170 mil delas na Indonésia.

O terremoto de 2004 foi pelo menos 10 vezes mais forte do que o desta terça-feira, disse o especialista, explicando que se tratam também de tipos diferentes de tremores.

O tsunami atingiu Samoa cerca de 25 minutos depois do terremoto, intervalo semelhante ao registrado em 2004, disse Atwater. A grande diferença é que havia mais pessoas em risco na Indonésia e nos outros países costeiros no oceano Índico do que em Samoa.

A Samoa Americana é um pequeno território dos EUA que fica no meio do caminho entre o Estado americano do Havaí e da Nova Zelândia, com uma população de 65 mil habitantes. A Samoa é um Estado independente, antigamente conhecido como Samoa Ocidental. Tem uma população de cerca de 220 mil habitantes e se tornou independente da Nova Zelândia em 1962.

Havaí

Por volta das 19h30 (no horário de Brasília), o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico suspendeu o alerta de tsunami para o Havaí. Um boletim indicou que a medida foi substituída por uma recomendação de vigilância perante o fenômeno. "Com base em todos os dados disponíveis, não se espera que um grande tsunami atinja o estado do Havaí", indicou o boletim.

No entanto, advertiu que poderiam ocorrer mudanças nos níveis do mar e fortes correntes ao longo da costa que poderiam ser um perigo para nadadores, embarcações e praias. "Portanto, está cancelado o alerta de tsunami para o Havaí, mas fica com efeito uma recomendação de vigilância", acrescentou.

Depois de várias réplicas menores, um novo forte tremor, de magnitude 5,9, foi registrado às 12h25 locais de quarta-feira (20h45 de Brasília).


Morador registra momento do tremor de terra em Samoa Americana

Um morador de Samoa Americana registrou nesta terça-feira (29) imagens do terremoto que sacudiu a Oceania, provocando um tsunami que deixou mortos no arquipélago.

As imagens foram feitas no interior de uma casa, e mostram armários e móveis chacoalhando,




Samoa, atingida por Tsunami



Fontes: FOLHA- O ESTADO - G1 - Agências

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails