Sujeira e falta de informação irritam motoristas na nova sede do Detran

Órgão funciona há 15 dias em prédio improvisado em SP. Falta de elevador e de estacionamento estão entre as reclamações.

A mudança do prédio do Detran da região do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, para a Avenida do Estado, na região central, ocorreu há 15 dias, mas até agora a população tem que conviver com um prédio improvisado, sem capacidade para fazer todos os atendimentos. Falta informação, sobra sujeira, e não há estacionamento – necessário em um local onde as pessoas resolvem problemas com seus veículos.



O estacionamento que fica mais perto do prédio é uma área improvisada em um posto de gasolina. Quem não precisa ir com o carro faz melhor trajeto indo de Metrô – a Estação Armênia fica a poucos metros da nova sede.

Entretanto, o que mais tem irritado quem precisa dos serviços do Detran é a falta de informação. Muita gente passa parte do dia no local e mesmo assim não consegue resolver os problemas. “Aqui é um inferno, demora muito, ninguém tem informação de nada, o atendimento muito ruim, é complicado”, disse o analista de sistemas Rafael José Esteves.

“Aqui ninguém sabe informar nada, é a quinta vez que eu volto por causa do mesmo problema, agora tenho que voltar pro centro preencher a requisição e voltar aqui”, contou a dona de casa Ana Luiza Neves.

Para a nova unidade, chamada de Detran Centro, foram transferidos todos os serviços referentes a carteira de habilitação e licenciamento de veículos. No local também são feitos os recursos de defesa de pontuação na carteira e de multas de trânsito.

A limpeza do prédio é feita de forma visivelmente improvisada. Sem uniforme, cinco faxineiros fazem o que é possível. Um deles disse que o salário é pago pelos próprios funcionários. As lixeiras estão abarrotadas, e o bebedor foi desligado.

Em uma área onde há uma fila para informações, falta cestas de lixo. Mas o grande problema é para quem tem problemas de locomoção - a única opção para chegar nos outros andares é a escada. Não há nem elevador nem rampas disponíveis. Há atendimento preferencial no térreo, mas vários serviços funcionam nos outros andares.

Segundo Gilson César da Silveira, delegado assistente do Detran, a falta de elevador foi causada por um problema de contratação. “Em caráter emergencial, vamos disponibilizar salas específicas no térreo para o atendimento de portadores de necessidades especiais, grávidas, idosos e mulheres com crianças. Vamos precisar fazer uma nova contratação, e deve levar de 30 a 60 dias para o elevador ser instalado”, afirmou.

Em relação à sujeira, Silveira informou que também houve um problema em recursos do contrato de limpeza, que deve ser resolvido na próxima semana. O delegado negou que os próprios funcionários estejam pagando a limpeza – segundo ele, o pagamento é feito por unidade, são as diferentes divisões que pagam os funcionários.



Fonte: G1

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