Serviço de telefonia fixa volta a funcionar em algumas áreas afetadas de SP

Usuários de diversas regiões da cidade relataram problemas nesta terça.
Telefônica disse serviço foi normalizado e que está apurando as causas.

Usuários de telefonia fixa afetados por um problema que deixou as linhas mudas, na manhã desta terça-feira (8), começam a relatar a volta do serviço fornecido pela Telefônica. Em comunicado, a empresa informou que "desde as 12h10 o serviço de voz foi normalizado na capital e grande São Paulo".

A operadora informou que está apurando as causas do problema e que "continua realizando ajustes específicos na rede".

Por conta do problema, alguns serviços de emergência, como o 193 dos bombeiros, ficaram indisponíveis. Já as operadoras de telefonia móvel dizem não ter registrado problemas em suas redes – os clientes podem ter dificuldade de conexão, no entanto, caso queiram ligar para números fixos afetados pelo problema.

O serviço começou a voltar em algumas regiões no início da tarde. No entanto, muitos clientes continuavam sofrendo as consequencias do problema, como indicavam as diversas manifestações publicadas no serviço de microblog Twitter.

Reclamações

Em e-mails enviados ao G1, internautas relataram problemas: “telefones na zona norte de São Paulo não funcionam”, “estou na região do Tatuapé e não consigo fazer e receber chamadas. Só dá ocupado”, “com as chuvas, diversas localidades ficam sem pode realizar ligações”, “tentei entrar em contato com a Telefônica e a central de atendimento só da ocupado” e “não consigo entrar em contato com ninguém que utiliza o serviço da Telefônica” são algumas das mensagens.

Como já acontece com freqüência quando algum problema é registrado, os internautas também usaram o Twitter para reclamar. Entre os tweets, “sem telefone nem pra pedir comida e escapar desse dilúvio”, “a Mooca inteira sem telefone”, “estou em Barueri-SP e estou sem telefone”, “parece que meia São Paulo está sem telefone” e “São Paulo está sem telefone e ninguém fala nada”.

Em junho deste ano, uma pane parecida deixou os telefones mudos. Na ocasião, a Telefônica divulgou que “uma falha humana cometida pela equipe de um fornecedor que presta serviços na rede da empresa” ocasionou o problema.

Chuva


Céu nublado escureceu manhã de terça-feira em São Paulo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

O temporal que cai em desde a manhã de terça também derrubou árvores sobre carros, deixou a cidade sem energia elétrica em diversos pontos, apagou semáforos, alagou ruas, obrigou aeroportos a operarem por instrumentos e prejudica o trânsito.

Às 11h, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 111 quilômetros de congestionamento na cidade, que significa 13,3% dos 835 quilômetros de vias monitorados pela companhia. O índice está acima da media para o horário que é de 7,7% das vias monitoradas.

De acordo com os Bombeiros, Defesa Civil e Eletropaulo, o balanço total do número de árvores que caíram por causa da chuva e ventos fortes ainda será totalizado no final do dia. Na Rua Saint Hilaire, uma árvore caiu sobre os fios de energia e deixou a região dos Jardins sem eletricidade. Na Zona Sul, um pinheiro caiu e bloqueia a Rua Pirandelo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura de São Paulo, colocou a capital paulista em estado de atenção às 8h05 desta terça e o alerta continuava ativo quase quatro horas depois.

São Paulo registrava 29 pontos de alagamento por volta das 11h45 desta terça-feira. De acordo com o CGE, a forte chuva que atingiu a capital paulista é resultado de áreas de instabilidade que continuam sobre a cidade. Por isso, o centro decidiu manter São Paulo em estado de atenção. Ao longo do dia, devem ocorrer períodos de melhoria, mas há previsão de chuva forte até esta quarta-feira (9).

Fonte: G1

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