As Chuvas Castigam São Paulo

Rios transbordam e CET pede que motoristas evitem marginais
Marginais do Tietê e do Pinheiros têm vários pontos de alagamento e trânsito está muito complicado nesta terça


SÃO PAULO - Os rios Pinheiros e Tietê transbordaram por causa das fortes chuvas que atingem São Paulo nesta terça-feira, 8. Por causa dos transbordamentos, a CET recomenda que os motoristas evitem as marginais do Tietê e do Pinheiros. Por causa da chuva, a CET registra mais de 50 alagamentos na cidade, além de queda de árvores e semáforos apagados por causa da falta de energia. O sistema da Telefonica também está com problemas e parte da capital e da região metropolitana estão sem telefone nesta terça.


Transbordamento chegou perto de linha de trem paralela ao Rio Pinheiros, na altura da Estação Cidade Universitária da CPTM (Foto: Gustavo Paiva/G1)

A CET recomenda aos motoristas que, se possível, evitem as marginais. Na Marginal do Pinheiros, as pistas estão bloqueadas na altura do Cebolão, no sentido Castelo Branco, por causa de alagamentos. A Marginal do Pinheiros tem 30 km de lentidão: na pista expressa há lentidão desde a Ponte Socorro até a Rodovia Castelo Branco. Já na pista local, há lentidão entre as pontes Transamérica e Eusébio Matoso.

O Rio Tietê também transbordou perto das pontes Bandeiras e Atílio Fontana, nos dois sentidos. Por conta dos alagamentos e transbordamento dos rios, o CGE decretou estado de alerta para as duas marginais. A capital continua em estado de atenção por causa do temporal.

Desabamento

Em Itaquera, duas crianças desapareceram depois que uma casa desabou na Rua Arbela. O acidente aconteceu no começo da tarde. Por volta das 13h30, equipes do Corpo de Bombeiros faziam buscas nos escombros.

No Ipiranga, parte do teto de uma loja da Kalunga caiu no fim da manhã. O desabamento aconteceu na Rua Bom Pastor, mas não atingiu ninguém. Pelo menos 8 equipes do Corpo de Bombeiros estão no local.



Aeroportos

Voos dos dois principais aeroportos paulistas estão sendo alternados para aeroportos de outros Estados devido as fortes chuvas que atingiram a capital nesta terça. Cogonhas opera por instrumentos desde às 10h10. 18 voos foram alternados para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, Santos Dumont e Galeão, no Rio. Dos 137 voos previstos até às 15 horas em Congonhas, 44 atrasaram e 18 foram cancelados.

Em Cumbica, 8 voos foram desviados para aeroportos no Rio, Campinas, e em Florianópolis. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que esse número será maior nas próximas horas. Das 141 partidas programadas até às 15 horas, 66 registraram atrasos e 8 foram cancelados. O aeroporto opera por instrumentos desde às 9 horas da manhã.

Raios

Com o temporal, a cidade foi atingida por vários raios. Na zona oeste, moradores ficaram sem energia elétrica depois que uma subestação de energia foi atingida por um raio em Pirituba. O raio causou um curto-circuito e atingiu um transformador.

De acordo com a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), o incidente aconteceu às 11h02 e a energia foi totalmente restabelecida 38 minutos depois.

Chuva deixa carros ilhados em rua na Zona Sul de São Paulo

Alagamento na Avenida Professor Abrãao de Morais, na região da Saúde, na Zona Sul de São Paulo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na manhã desta terça-feira (8) deixou diversas vias alagadas. Em uma rua no bairro da Saúde, na Zona Sul de São Paulo, dois carros ficaram ilhados.

Moradores da região da Saúde afirmaram ao G1 que as enchentes são comuns. “É só chover mais forte que alaga”, disse o auxiliar de limpeza Erivaldo da Silva, de 52 anos. Há 20 anos vivendo no bairro, ele afirmou que o maior problema é um córrego que corre ao lado da Avenida Professor Abraão de Morais. “Não tem por onde escoar”, completou.

O lavador de carros Sandoval Machado, de 42 anos, faz coro com Silva. “Esse córrego é muito estreito. Não tem como a água sair a não ser transbordando”, comentou. Na avenida, carros tinham dificuldade para atravessá-la por conta do acúmulo de água na pista. Os pedestres também sofriam por conta do alagamento.

“Não tem como atravessar a rua. Não tenho coragem de encarar essa água toda”, disse a dona de casa Lorinda Freire, de 32 anos. Moradora do bairro há 12 anos, ela afirma que todos os anos acontece algo semelhante. “E essa enchente é só o começo”, afirmou.

Paralela à Avenida Professor Abraão de Morais, a Rua Pedro José Pereira era a via que mais sofria a consequência da chuva. Alagada em toda a sua extensão, dois carros que estavam estacionados lá ficaram ilhados. Por sorte, não havia pessoas dentro do veículo no momento em que a água começou a subir.

O lavador de carros Manuel Rosendo, de 19 anos, conta que, em um ano, viu essa via alagar cinco vezes. “E já teve dias piores. Uma vez, choveu tanto que as bombas de gasolina de um posto na região ficaram sob a água”, disse. “E isso sempre foi assim”, concluiu.

Temporal leva caos à população de SP nesta terça



O temporal que cai em São Paulo desde a manhã desta terça-feira (8) derrubou árvores sobre carros, deixou a cidade sem energia elétrica em diversos pontos e sem telefone, apagou semáforos, alagou ruas, obrigou aeroportos a operarem por instrumentos e prejudica o trânsito. Às 11h, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 111 quilômetros de congestionamento na cidade, que significa 13,3% dos 835 quilômetros de vias monitorados pela companhia. O índice está acima da media para o horário que é de 7,7% das vias monitoradas.

De acordo com os Bombeiros, Defesa Civil e Eletropaulo, o balanço total do número de árvores que caíram por causa da chuva e ventos fortes ainda será totalizado no final do dia. Na Rua Saint Hilaire, uma árvore caiu sobre os fios de energia e deixou a região dos Jardins sem eletricidade. Na Zona Sul, um pinheiro caiu e bloqueia a Rua Pirandelo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura de São Paulo, colocou a capital paulista em estado de atenção às 8h05 desta terça e o alerta continuava ativo quase quatro horas depois.

São Paulo registrava 29 pontos de alagamento por volta das 11h45 desta terça-feira. De acordo com o CGE, a forte chuva que atingiu a capital paulista é resultado de áreas de instabilidade que continuam sobre a cidade. Por isso, o centro decidiu manter São Paulo em estado de atenção. Ao longo do dia, devem ocorrer períodos de melhoria, mas há previsão de chuva forte até esta quarta-feira (9).

Casa desaba e crianças estão desaparecidas na Zona Leste de SP

Uma casa desabou na Rua Arbela, no bairro Cidade A.E. Carvalho, na Zona Leste da capital paulista, no início da tarde desta terça-feira (8) devido às fortes chuvas que atingem a cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, duas crianças que vivem no local estão desaparecidas e, por volta das 13h30, equipes faziam buscas nos escombros.

No Ipiranga, na Zona Sul da capital, parte do teto de uma loja localizada na Rua Bom Pastor, no Ipiranga, desabou no início da tarde.

Por causa da chuva, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, registrava 29 pontos de alagamento na cidade às 11h45.



Galeria


Lixo acumulado nas ruas atrapalha vazão de água em São Paulo. Foto: Marcio Fernandes/AE


Ponto de alagamento na região do Córrego Aricanduva, na zona leste de SP. Foto: Sérgio Castro/AE

Meio-dia, céu escureceu em São Paulo. Foto da região da Av. Paulista. Foto: Keiny Andrade/AE


Região central de São Paulo ficou com o céu escuro no começo da tarde. Foto: Keiny Andrade/AE


Região central de São Paulo ficou com o céu escuro no começo da tarde. Foto: Keiny Andrade/AE


Pedestre leva "banho" de ônibus na Av. Ordem e Progresso, próxima da Ponte do Limão, na zona norte, um dos pontos de alagamento da região. Foto: Ernesto Rodrigues/AE


Ponto de alagamento próximo à Rua Vitória, no centro de São Paulo, pouco depois do meio-dia. Foto: Márcio Fernandes/AE


Tempo nublado e chuvoso deixou fez escurecer ainda durante a tarde. Foto: Keiny Andrade/AE


Em São Caetano do Sul, motoqueiro fica ilhado na Estrada das Lágrimas, sobre o Córrego dos Meninos. Foto: Sérgio Neves/AE


Motoristas tiveram dificuldades para passar na Avenida Ordem e Progresso, próxima da Ponte do Limão. Foto: Ernesto Rodrigues/AE


Estragos causados pela chuva nos arredores do Córrego dos Meninos, em São Caetano do Sul. Foto: Sérgio Neves/A


Alagamento embaixo da Ponte da Freguesia do Ó, na Marginal Tietê. Foto: Evelson de Freitas/AE


Um dos pontos de alagamento mais críticos ocasionados pela chuva, na região da Ponte Anhanguera. Foto: Ernesto Rodrigues/AE

Fontes: O ESTADO- G1 - TV GLOBO

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails