Polanski é preso na Suíça e deve ser extraditado para os EUA

Cineasta franco-polonês de 76 anos é acusado de ter estuprado uma adolescente de 13 anos em 1978


Polanski acena durante festival no Marrocos/Abdeljalil Bounhar/AP 24/11/2008

ZURIQUE - O cineasta franco-polonês Roman Polanski foi detido ontem, na cidade suíça de Zurique, por causa de um mandado de prisão expedido nos Estados Unidos há 31 anos, informaram organizadores do festival de cinema de Zurique. Segundo comunicado, a prisão de Polanski está relacionada a uma acusação de estupro feita em 1978. O Ministério da Justiça da Suíça afirmou que o diretor está à espera de ser extraditado aos Estados Unidos. O ministério, no entanto, disse que o cineasta pode apelar da decisão.

Ainda de acordo com a Justiça suíça, o país apenas cumpriu uma ordem de detenção internacional ao prender Polanski. "Não há razões para não executar um mandato de detenção internacional válido", disse Guido Balmer, porta-voz do ministério, à agência nacional suíça. O porta-voz confirmou que a ordem de busca e captura internacional foi lançada em 2005 pelas autoridades americanas, e que a ordem de detenção original data de 1978.



Naquele ano, o polêmico cineasta fugiu dos EUA depois de admitir ter tido "relações sexuais ilegais" com uma adolescente de 13 anos. Um juiz de Los Angeles rejeitou em maio o pedido dos advogados de Polanski para suspender as acusações por abuso sexual depois que o cineasta, que mora na França há três décadas, não compareceu para depor.

Famoso por clássicos do cinema como "O Bebê de Rosemary" e "Chinatown", Polanski, de 76 anos, estava na Suíça para receber um prêmio pelo conjunto de sua obra. Os organizadores do festival suíço disseram estar "chocados e desanimados" com a notícia da prisão, mas afirmaram que planejavam manter a retrospectiva prevista para este domingo do trabalho do diretor.


Fontes: O ESTADO - AP

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails