Habitantes das províncias argentinas de Mendoza e La Pampa foram surpreendidos com a explosão da queda de um suposto meteorito que até o momento não deixou rastros, confirmaram hoje moradores e organismos oficiais.
"Foi uma bola de fogo que caiu e depois se sentiu um estrondo", sustentou Luis Gutiérrez, delegado da localidade de Carmensa, onde o aparente meteorito fez-se sentir ontem à noite.
O comissário Julio Alcaraz, da localidade de Santa Isabel, assegurou a meios de comunicação locais que "houve uma nuvem e uma explosão que se sentiu em quase toda cidade" e fez "tremer" os vidros da dependência.
"Trata-se de materiais que quando entram em contato com a atmosfera se desintegram e geram uma explosão, que é o que viram vários moradores", explicaram a Efe fontes do Instituto Nacional de Prevenção Sísmica (Inpres).
Os porta-vozes indicaram que "quando esses materiais chegam ao solo, são só fragmentos pequenos que não produzem danos ou movimentos sísmicos".
"Nossos aparatos não chegaram a detectar nada", ratificaram no Inpres.
Porta-vozes de Defesa Civil assinalaram hoje que a busca é "muito complicada", já que não existem precisões sobre o lugar da queda, embora se presume que aconteceu no limite entre La Pampa e Mendoza, no oeste do país.
A imprensa local advertiu, além disso, que o estrondo chegou às províncias de Buenos Aires e San Luis.
Fontes: Terra - Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário