SP deve ganhar 45 km de circuitos cicloviários em 2010

Ciclofaixa operacional ligará parques aos domingos.
Além disso, outros três circuitos serão construídos na periferia.

Até o final do primeiro semestre de 2010, a capital vai ganhar mais 45 quilômetros de circuitos cicloviários, segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMT). Com os quatro novos circuitos, a rede de ciclovias e ciclofaixas da cidade vai quintuplicar, de acordo com a SMT.

Um dos circuitos, com 5 km de extensão, será voltado para o lazer, unindo os parques do Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas. As ciclofaixas operacionais funcionarão apenas aos domingos, das 7h às 12h, e a estimativa é a de que entre cinco e dez mil bicicletas utilizem a ligação nestes dias.

As demais áreas foram escolhidas por terem sido apontadas por pesquisas como as regiões onde há maior uso da bicicleta como meio de transporte. São elas: Jardim Helena, na Zona Leste, Jardim Brasil, na Zona Norte, e Grajaú e Cocaia, na Zona Sul.

O circuito cicloviário do Jardim Helena terá 25,5 km de extensão, sendo 12 km de ciclovia, 10 km de ciclofaixa e 3,5 km de pista com tráfego compartilhado. As obras devem começar até dezembro deste ano, e custarão R$ 11,05 milhões.

O do Jardim Brasil terá 17 km de extensão, sendo 3 km de ciclovia, 8 km de ciclofaixa e 6 km de pista com tráfego compartilhado. As obras começarão até março de 2010. O investimento total será de R$ 5,1 milhões.

E o do Grajaú/Cocaia, na Zona Sul, terá 12 km de extensão, sendo 5 km de ciclovia e 7 km de ciclofaixa. As obras devem começar até abril de 2010 a um custo total de R$ 5,6 milhões. No total, serão 20 novos km de ciclovia, 25 km de ciclofaixa e 9,5 km de pista com tráfego compartilhado.

O que diferencia a ciclovia da ciclofaixa é a separação física dos demais veículos. Enquanto a ciclovia é uma pista à parte, isolada das pistas para outros veículos, a ciclofaixa é uma faixa exclusiva para bicicletas, sem separação física e dotada de sinalização específica. A SMT espera que a disponibilidade de espaços seguros incentive novos usuários a migrarem para a bicicleta e pretende, em curto prazo, duplicar o número de viagens realizada por esse veículo.

Fonte: G1

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