Rússia localiza cargueiro que desapareceu no canal da Mancha

Encontrado navio desaparecido.

O ministro da Defesa da Rússia, Anatoly Serdyukov, disse nesta segunda-feira que o cargueiro Arctic Sea, que havia desaparecido no canal da Mancha, foi localizado próximo a Cabo Verde e que a tripulação passa bem.

O navio mercante, de bandeira de Malta, com uma tripulação de 15 russos, partiu da Finlândia com destino ao porto de Bejaia, na Argélia, onde deveria ter chegado no dia 4 de agosto. A última vez que a embarcação se comunicou por rádio foi em 28 de julho passado, durante a passagem pelo canal da Mancha, uma das rotas mais procuradas pelos navios mercantes.

O ministro disse ao presidente russo, Dmitri Medvedev, que a tripulação foi levada a bordo de um navio da Marinha russa.

"Hoje à 1h [18h de domingo em Brasília], o navio foi encontro a cerca de 300 milhas [cerca de 5 km] das ilhas de Cabo Verde", Serdyukov disse ao presidente durante uma visita à cidade de Astrakhan.

"A tripulação foi transferida para nosso navio antisubmarino, o Ladny, onde estão sendo questionados para esclarecer todas as circunstâncias do desaparecimento. Toda a tripulação está viva e bem", completou.

O governo russo havia ordenado que navios de guerra da Marinha do país se juntassem à busca pelo Arctic Sea, transportava uma carga de 4.000 toneladas de madeira avaliada em US$ 1,8 milhão.

No último sábado (15), a polícia de Helsinque informou que desconhecidos haviam pedido um resgate pelo navio mercante, que é de propriedade da companhia finlandesa Solchart Management.

A imprensa e autoridades chegaram a falar que o desaparecimento do Arctic Sea havia sido obra de piratas agindo na costa da Europa.

Fontes: Efe - Reuters - FOLHA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails