Um pó fino, de cor amarelada e aspecto semelhante a um talco, cobriu diversas cidades do interior do Paraná na madrugada de sábado (22) para domingo.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Ivaiporã, Elias Cruz Leão, há relatos do fenômeno em um raio de cerca de 200 km --envolvendo as cidades de Faxinal e Cândido de Abreu.
Segundo Leão, na manhã de domingo a cidade amanheceu coberta com o pó, deixando os moradores intrigados. Ruas, casas, carros e árvores ficaram cobertos por uma camada fina do material. Na mesma manhã, a chuva que atingiu a cidade levou embora a maior parte da cobertura amarelada.
Ainda não se sabe do que se trata o pó amarelo, mas a prefeitura recolheu amostras em diferentes pontos da cidade e na zona rural. Elas foram encaminhadas para análise no Instituto Ambiental do Paraná.
"Não sabemos se foi um fenômeno natural ou provocado, ou se o material é orgânico ou químico. Mas já recomendamos à população que evite tocar no pó, como medida de precaução", disse.
Leão afirmou que a extensão do fenômeno impossibilita qualquer tipo de suspeita. Ele diz que na região não há indústrias grandes, que poderiam ser responsáveis pela emissão do pó, e acha difícil que seja pólen vegetal.
"Moro aqui há 40 anos e nunca vi uma coisa dessas. Eu também estou curioso para saber o que é", disse.
Fonte: FOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário