Situação de emergência em SC
Treze cidades da região oeste de Santa Catarina decretaram situação de emergência devido a gripe suína --a gripe A (H1N1)-- nesta segunda-feira. Segundo o presidente da Ammoc (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense), Nelson Guindani, a medida deve agilizar o atendimento à população que mora na região, cerca de 120 mil pessoas.
Guidani, que também é prefeito de Herval d'Oeste, disse que a região já teve vários caso confirmados da doença --inclusive uma das cinco mortes no Estado ocorreu no município onde é prefeito.
O decreto de emergência, segundo o presidente da Ammoc, permite a contratação de equipes de saúde e a compra de remédios e equipamentos de forma mais rápida, já que dispensa licitação. Guidani afirmou que todas as cidades da região registraram aumento no número de atendimentos dos postos de saúde.
Além de Herval d'Oeste, fazem parte da Ammoc os municípios de Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita. O hospital referência da região fica em Joaçaba.
"Nossa preocupação é evitar que mais pessoas adquiram o vírus. Só hoje foram atendidas mais de cem pessoas no posto de saúde de Herval d'Oeste, queremos agilizar o atendimento", disse Guidani.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que ainda não recebeu os pedidos de decretos de emergência dos municípios.
Paraná tem 39 mortes por gripe suína; Justiça restringe clientes em bancos
A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná confirmou nesta segunda-feira mais oito mortes em consequência da gripe suína --gripe A (H1N1)--, elevando para 39 o número de vítimas no Estado e 198 no país. Também hoje entrou em vigor determinação da Justiça que obriga os bancos de Curitiba e da região metropolitana a monitorarem o fluxo de pessoas nas agências para evitar aglomerações e novos casos da doença.
A decisão foi tomada sexta-feira (7) pela juíza Ana Maria das Graças Veloso, titular da 7ª Vara do Trabalho de Curitiba. O Estado tem mais de 780 casos confirmados da doença.
De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho, os bancos devem limitar o acesso de dez pessoas por vez a cada quatro caixas de atendimento. A Justiça também determinou que as instituições facilitem o atendimento médico a funcionárias grávidas e empregados com sintomas da gripe suína, que devem ser encaminhados para atendimento médico e afastamento, se necessário.
Conforme a decisão, os bancos devem disponibilizar álcool em gel 70% (ou líquido 70%) para empregados, trabalhadores terceirizados e clientes, além de lenços descartáveis e máscaras cirúrgicas aos bancários e terceirizados.
Segundo o Ministério Público do Trabalho, que propôs a ação, a multa prevista para cada uma das agências que descumprir a determinação é de R$ 1.000 por dia.
Outros casos
Também nesta segunda-feira as secretarias da Saúde do Distrito Federal, do Rio Grande do Sul e de Minas confirmaram mortes em decorrência da gripe suína. Em todo o país são ao menos 198 mortes causadas pela doença, de acordo com dados parciais do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais da Saúde.
São Paulo é o Estado com maior número de mortos: 69 até o último dia 7 de agosto, conforme boletim divulgado na semana passada pela Secretaria Estadual da Saúde. Em seguida estão Rio Grande do Sul (49) e Paraná (39)
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Fonte: FOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário