Chuvas castigam Santa Catarina
A intensificação da chuva em Santa Catarina desde a última quinta-feira (30) preocupa as autoridades locais. O prefeito de Ilhota, no Vale do Itajaí, Ademar Felisky, decretou estado de emergência, na manhã deste sábado. Não há registro de vítimas ou desabamentos de casas em nenhum município.
Na avaliação da Defesa Civil, a situação já está voltando à normalidade e o decreto pode ser cancelado a qualquer momento. Entre hoje e ontem, 14 famílias foram removidas de Ilhota e seis de Blumenau devido a deslizamentos e inundações que também atingiram as cidades de Brusque e Luis Alves.
De acordo com o diretor estadual de Defesa Civil, Márcio Luis Alves, a chuva está atingindo as mesmas regiões afetadas em novembro do ano passado, quando 135 pessoas morreram. Na ocasião, o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) decretou situação de emergência por 180 dias. Em 20 de maio deste ano o governo do Estado editou novo decreto mantendo o estado de emergência.
"A prefeitura de Ilhota apenas reforçou o estado [de emergência], mas a Defesa Civil vistoriou a região e viu que não é o caso de estado de emergência", informou Alves. Segundo ele, há previsões de chuva para o final de tarde de hoje e para amanhã e a Defesa Civil permanecerá em Ilhota para o caso de a situação se agravar.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, dez das 14 famílias que ficaram isoladas após deslizamentos no morro do Baú já foram socorridas e a situação está sob controle. Os moradores removidos do morro do Baú foram levados para casas de parentes ou abrigos.
No final do ano passado, as chuvas que atingiram o Estado provocaram 135 mortes em Santa Catarina, sendo que destas, 47 apenas em Ilhota.
Chove em todas as regiões de Santa Catarina desde a madrugada deste sábado. Na região do Vale do Itajaí, a mais atingida pelas enchentes do final do ano passado, os temporais ocorrem desde quinta-feira (30). A previsão é que o clima só volte a melhorar a partir da próxima segunda-feira (3).
A previsão de novos temporais durante o fim de semana mobiliza plantões da Defesa Civil e Bombeiros no Estado. Equipes e voluntários já trabalham no morro do Baú para auxiliar as famílias em risco após os deslizamentos de sexta (31).
O rio Itajaí-açu chegou a ficar quase cinco metros acima do nível normal devido às chuvas, mas as águas já começaram a baixar. A medição da Defesa Civil constatou que, nas últimas 24 horas, o volume de chuva no Vale do Itajaí foi equivalente a um mês inteiro.
De acordo com o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia), o tempo permanece chuvoso em todo o Estado neste final de semana. Entre a noite de hoje a madrugada de domingo deve chover de 30 a 50 milímetros no Vale do Itajaí e litoral Norte.
Já no domingo (2), uma frente fria pode aumentar a instabilidade e chuvas fortes deverão ocorrer até o final da tarde, quando é esperada uma melhora no clima e o sol pode até aparecer.
Fonte: FOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário