Laptops da Sony expostos em loja chinesa; empresa vai entrar no mercado de netbooks
A Sony anunciou um novo modelo netbook Vaio, que será vendido por um valor em torno de US$ 629 (R$ 1240) no Japão a partir do mês de agosto. A manobra, anunciada nesta terça-feira (7), tem como objetivo a inserção da gigante dos eletrônicos no crescente mercado dos netbooks.
O mercado de netbooks é menor e mais barato que os dos tradicionais notebooks, e otimizado para tarefas mais simples --como navegação na internet e e-mail. A pioneira neste segmento foi a empresa Asustek em 2007. Logo, foi seguida por outras marcas globais, como Acer, Hewlett-Packard e Dell, que incorporaram o netbook em seus catálogos.
A Sony, a última das grandes fabricantes a entrar na vertente dos netbooks, espera que o novo design do produto e que a alta resolução do display ajudem a companhia no estabelecimento da presença no mercado, disse uma porta-voz da empresa.
A nova máquina da Sony é equipada com o sistema operacional Windows XP, processador Intel Atom e tela de LCD com resolução de 1.366 por 768 pixels (os outros netbooks, usualmente, têm resolução de 1.024 por 600 pixels).
A empresa não declarou o quanto espera vender com o novo modelo de netbook. Entretanto, quanto aos notebooks, a Sony deseja vender 6,2 milhões de unidades até março de 2010 --número ligeiramente superior às 5,8 milhões de unidades vendidas no ano passado.
As vendas de netbooks em 2009 praticamente dobraram em relação ao ano anterior, para 26,4 milhões de unidades, de acordo com a empresa de pesquisas IDC.
Fonte: Folha Informática
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