Frio intenso atinge quase todo o Brasil
O fim de semana será de frio em grande parte do país e, no Norte, as temperaturas devem cair subitamente entre esta sexta-feira e o sábado (25). Segundo alerta enviado pela Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, o fenômeno conhecido como friagem atingirá os Estados de Rondônia, Acre e Amazonas.
A friagem é a queda súbita e acentuada da temperatura, que ocorre na Amazônia ocidental, provocada por frentes frias mais intensas, originárias das regiões antárticas.
O fenômeno deve ocorrer entre hoje e amanhã nestes Estados, onde as temperaturas mínimas devem oscilar entre 14ºC e 18ºC. A sensação térmica, no entanto, será de temperaturas mais baixas, devido aos ventos.
Os moradores de Goiás e do Mato Grosso também devem ficar atento às baixas temperaturas pois, segundo alerta de frio enviado hoje pela Sedec, as mínimas devem oscilar entre 9ºC e 12ºC nestes Estados --entre hoje e amanhã.
São Paulo
Já em São Paulo, a previsão é de mais chuva e temperaturas baixas ao menos até a terça-feira (28). De acordo com previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), pancadas de chuva de intensidade fraca atingem grande parte do Estado amanhã e no domingo.
Além disso, o frio persiste até a próxima semana, sendo que a mínima varia entre 6ºC e 7ºC no sábado e domingo (26) --nas áreas altas do Estado-- e entre 10ºC e 12ºC na cidade de São Paulo.
Na segunda-feira (27), as temperaturas sofrem nova queda e a mínima pode atingir até 3ºC no Estado (regiões serranas) e 12ºC na cidade de São Paulo.
Temperatura cai 4ºC em São Paulo
A frente fria que atua sobre a cidade de São Paulo provocou queda no índice máximo de temperatura. Num intervalo de 14 horas, os termômetros passaram de 17,4ºC --medido à 0h-- para 13,3ºC --em aferição feita às 14h. A sensação de frio deverá se intensificar.
A medição foi feita pela estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no mirante de Santana, na zona norte da cidade, e está sujeita a alteração no decorrer do dia.
Segundo os dados do instituto, a cidade registrou 17,4ºC por volta da 0h de sexta. Durante a madrugada, a temperatura caiu até atingir os 12,4ºC, às 7h. Pela manhã, os termômetros marcaram elevação nas temperaturas ficando em torno dos 13ºC, a partir das 12h.
A sensação de frio continua no sábado quando a frente fria se distancia e deixa uma massa de ar frio sobre o Estado derrubando ainda mais as temperaturas. Os termômetros devem marcar máxima de 16ºC e mínima de 7ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
A temperatura sobe no início da semana, quando o sol volta a aparecer. Na segunda (27), a temperatura máxima deve ser de 26ºC e a mínima de 12ºC.
Fonte: FOLHA - INMET
Nenhum comentário:
Postar um comentário