A controvérsia entre os centros de controle.
Detalhes iniciais da transferência do voo Air France AF447 do Brasil ao Senegal, criaram um atrito entre os dois paises, enquanto os investigadores procuram estabelecer por quanto tempo o Airbus A-330 ficou sem contato antes que um alarme de emergência fosse declarado.
Conclusões preliminares com referência ao acidente, indicam que após o jato falhar em responder aos chamados de rádio, pouco antes de deixar o espaço aéreo brasileiro,várias horas se passaram, enquanto controladores em 10 diferentes regiões de controle de voo tentavam determinar a posição geográfica da aeronave.
As circunstâncis da perda - próxima à fronteira de espaço aéreo oceânico entre Brasil e Senegal,onde a responsabilidade pelo voo é transferida - tornou o assunto da operação de transferência um assunto delicado.
O " Bureau d`Enquetes et d`Analyses" ( BEA ),afirma que o voo não foi transferido entre os centros de controle oceânicos. O ASECNA, serviço de navegação aérea e controle da África Ocidental, confirma a informação do BEA.
A Força Aérea Brasileira afirma desejar "eliminar dúvidas" sobre os procedimentos seguidos. Assim, divulgou um trecho de um arquivo de aúdio, do momento em que o controlador do atlântico coordenou a transferência do voo à Dacar, ou seja, no momento que se estimava o Airbus estaria deixando o espaço aéreo brasileiro,atingindo o fixo denominado TASIL,às 02:20UTC.
AUDIO: Atlântico coordena transferência do voo AF447 com Dacar
Somente atrasos acima de 3 minutos em relação ao tempo estimado, exigiriam nova coordenação com Dacar. Contudo, o estimado nunca chegou a ser revisado porque o controlador do Atlântico, não tinha como chamar o voo AF447,após o último contato às 01:35UTC.
Como resultado disso, argumenta a força aérea, "teoricamente," Dacar teria assumido o monitoramento do voo, às 02:20UTC.
Entretanto,a ASECNA afirma que o controlador do Atlãntico tinha a responsabilidade de chamar o controle Dacar para confirmar a chegada da aeronave ao espaço aéreo sob responsabilidade do Senegal." Esta formalidade não foi cumprida", e o avião não fez contato com Dacar para "sinalizar sua presença."
A ASECNA rejeita como " totalmente infundada", a sugestão brasileira que se poderia concluir que o avião adentrou o espaço aéreo de Dacar, considerando-se que o centro Dacr não alertou o centro Atlãntico sobre a falta de contato do avião.
Contudo, o relatório provisório do BEA sobre o acidente,cita um acordo de 2008, entre os centros Atlântico e Dacar que vigorava na época do acidente. O acordo determina que as tripulações das aeronaves devem fazer contato com o controlador do espaço aéreo subsequente, 5 minutos antes de adentrar a área , e ainda mais, determina também,que os controladores do setor que recebe a transferência de voo, devem informar o centro que antes monitorava o voo, caso não consigam manter contato com o avião, num prazo de 3 minutos do tempo estimado de chegada ao setor.
O BEA adverte contra conclusões apressadas com referência às situações de busca e resgate, afirmando que sua cronologia das comunicações subsequentes do controle de tráfego aéreo, "ainda é muito fragmentada."
Entretanto,o relatório provisório declara que os controladores de Dacar,trabalhavam com um rastreio virtual do voo AF447,na ausência de contato via rádio e de uma trajetória confirmada. Não houve acionamento do sistema automático de rastreamento.
Após 28 minutos do tempo estimado para o ingresso do voo AF447 no espaço aéreo oceânico de Dacar, o controlador informou ao centro adjacente, Cabo Verde Sal, que o avião ainda não havia feito contato. Mais de 1 hora depois, às 03:54UTC, 9 minutos antes do estimado para o ingresso do voo no espaço aéreo de Cabo Verde, Sal chamou Dacar para uma atualização, e recebeu o informe que a aeronave não tinha feito contato para revisar os estimados.
Sal informou Dacar, às 04:07UTC, que estava monitorando um segundo voo Air France,o AF459, que vinha 37 minutos atrás do voo AF447. Esta segunda aeronave não conseguir manter contato com o AF447.
Às 04:21UTC, Dacar chamou o centro Atlântico pra confirmar se o AF447, teria deixado o espaço aéreo brasileiro, pelo fixo TASIL, conforme o originalmente estimado.
Esta cronologia parcial do BEA, ainda não inclui informações mais completas dos centros Atlântico e Sal. Contudo, a força aérea brasileira afirma que após Dacar ter checado a posição do AF447 com o centro Atlântico, o serviço de busca e resgate Salvaero, baseado em Recife," deu andamento às ações necessárias para iniciar as operações aéreas em prol da localização da aeronave desaparecida", às 05:20UTC.
Pela mesma hora a Air France tentava determinar a posição do voo e por um período de cerca de 3 horas, a empresa aérea e diversos outros centros de controle - entre eles, Canárias,Santa Maria, Casablanca, Lisboa, Madrid e Brest - trocaram informações objetivando determinar a posição do voo desaparecido. Em certo estágio, a cronologia do BEA mostra que houvera um relato improcedente que o voo teria feito contato com o controle de tráfego aéreo marroquino.
A Air France e o centro Brest, informaram ao BEA sobre a situação, por volta de 07:41UTC. O centro Madrid,emitiu um alerta de emergência às 08:15UTC e Brest lançou um alarme de possível acidente(distress phase),20 minutos depois.
Leia na íntegra a nota da FAB:
"No dia 2 de julho de 2009, às 10h (horário de Brasília), o Bureau D´Enquêtes et D´Analises Pour la Securité de I´Aviation Civile (BEA) divulgou o Relatório Preliminar sobre as investigações do acidente com o voo AFR 447, ocorrido no dia 31 de maio.
Com o objetivo de eliminar dúvidas sobre os procedimentos adotados pela autoridade aeronáutica brasileira em relação a essa ocorrência, este Centro esclarece o seguinte:
- o Voo AFR 447, como a maioria dos voos regulares de aviões comerciais internacionais, utiliza um plano de voo denominado Plano de Voo Periódico, haja vista que o desempenho, a rota e os horários das aeronaves são normalmente os mesmos. Esses planos são disponibilizados pelas respectivas companhias aéreas a todos os órgãos de controle de tráfego aéreo encarregados do controle da aeronave na rota prevista para o voo, independentemente do país a que pertencem. Esse procedimento foi seguido no caso do AFR 447.
- às 22h33 do dia 31 de maio, a tripulação do AFR 447 fez o último contato rádio com o órgão de controle de tráfego aéreo brasileiro, informando a hora estimada em que sobrevoaria as próximas posições virtuais previstas na rota. Imediatamente depois, o órgão de controle de tráfego aéreo brasileiro (ACC ATLÂNTICO) informou ao Centro de Controle de Dacar (ACC DAKAR) que o AFR 447 estaria na posição virtual TASIL às 23h20, haja vista que, a partir dessa posição, caberia a DAKAR o controle sobre a movimentação dessa aeronave rumo à França. O ACC DAKAR confirmou o recebimento dessa informação.
- cabe salientar que, por meio de um acordo operacional entre os dois países (Brasil e Senegal), se uma aeronave entrar no espaço aéreo de Dacar no horário previsto, ou até três minutos depois desse horário, não se faz necessária qualquer comunicação entre os órgãos de controle de tráfego aéreo em questão para formalizar a transferência desse vôo. Consequentemente, às 23h20 o controle sobre o AFR 447 passou, teoricamente, para o controle do ACC DAKAR, visto que não houve qualquer questionamento daquele ACC sobre a aeronave.
- por se tratar de uma região onde o controle de tráfego aéreo é realizado essencialmente por comunicação, caberia ao ACC DAKAR conferir o ingresso da aeronave no seu espaço aéreo, às 23h20, e alertar sobre eventuais problemas, como por exemplo a impossibilidade de contato rádio com o AFR 447.
- no caso do AFR 447 não houve, em momento algum, captação por satélites da transmissão do sinal do equipamento de emergência (ELT) e, também, nenhuma aeronave sobrevoando a rota recebeu pedido de socorro por meio da frequência internacional de emergência (121,5MHz).
- somente à 1h20 do dia 1º de junho, o ACC DAKAR questionou o órgão de controle de tráfego aéreo brasileiro sobre a posição do AFR 447. Assim, às 2h20 o SALVAERO Recife iniciou as ações necessárias para o início da operação aérea para localizar a aeronave desaparecida, por meio dos procedimentos iniciais de busca de informações.
- em consequência, às 03h40 do dia 1º de junho, o SALVAERO Recife acionou os meios da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo que o primeiro avião, já ao nascer do sol, encontrava-se em deslocamento para realizar as buscas visuais na rota sobrevoada pelo AFR 447.
Por fim, cabe destacar que toda a gravação da fraseologia relacionada ao Vôo AFR 447 foi encaminhada ao BEA, sendo este um procedimento previsto e que faz parte da coleta de dados necessária à análise da dinâmica do voo.
Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA"
Fonte: FlightGlobal/David Kaminski-Morrow
Tradução: JACK
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