Atualização: 20:58
Nuvens pesadas perto do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA) forçaram a Nasa (agência espacial americana) a adiar mais uma vez o lançamento do ônibus espacial Endeavour, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento foi remarcado para esta segunda-feira (13), às 19h51 (22h51, horário de Brasília).
"A acumulação de nuvens e relâmpagos violam as normas para o lançamento", explicou a agência, enquanto os sete tripulantes estavam prontos, dentro da nave, para iniciar uma missão de 16 dias. Durante a missão, os astronautas do "Endeavour" completarão, entre outras atividades, a instalação do laboratório "Kibo".
Esse foi o quarto atraso do lançamento do Endeavour. Neste sábado (11), a operação foi abortada após uma série de raios ser registrada na região. Duas tentativas no mês passado foram canceladas devido a vazamentos de hidrogênio no tanque externo do ônibus espacial.
A Nasa decidiu cancelar o lançamento pela proximidade de tempestades, que colocavam em perigo uma possível aterrissagem de emergência no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, se o ônibus espacial tivesse que voltar para a Terra.
WASHINGTON - A Nasa (agência espacial americana) confirmou que fará hoje o lançamento da nave "Endeavour", às 20h13 de Brasília. A agência espacial americana adiou no sábado pela terceira vez o lançamento da "Endeavor", que inicialmente devia partir para a Estação Espacial Internacional (ISS) em meados de junho.
O mau tempo em Cabo Canaveral (Flórida) se transformou na principal ameaça para a partida dos sete tripulantes da "Endeavour" para a ISS, onde prevê completar, em uma missão de 16 dias, a instalação do laboratório Kibo da Agência de Prospecção Espacial do Japão.
Concretamente, os astronautas da missão STS-127, dirigidos pelo comandante Mark Polansky, acrescentarão uma plataforma à superfície exterior do módulo japonês, que será utilizada para experimentos científicos na falta de gravidade do espaço.
As previsões meteorológicas para hoje indicam que existe 60% de possibilidades de que o tempo permita o lançamento da "Endeavour". As informações são de agências internacionais e do site da Nasa.
Assista ao lançamento aqui
Fontes: ESTADO- NASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário