Gripe suína pode matar até 65 mil no inverno, diz governo britânico

Estimativas divulgadas pelo governo britânico nesta quinta-feira apontam que até 65 mil pessoas poderiam morrer de gripe suína no Reino Unido no próximo inverno.

De acordo com o diretor geral de Saúde britânico Liam Donaldson --a mais alta autoridade do governo para assuntos de saúde na Inglaterra-- estas estimativas baseiam-se em um cenário em que 30% da população britânica, cerca de 18 milhões de pessoas, acabem contraindo a doença.

Ele afirmou ainda que, no melhor cenário estimado pelas autoridades de saúde, apenas 5% da população contrairia o vírus, que acabaria matando cerca de 3.100 pessoas.

Donaldson ressaltou, no entanto, a importância de interpretar estas estimativas no contexto de outros surtos de gripe comum.

Segundo ele, durante o inverno de 1999-2000, cerca de 21 mil pessoas morreram no Reino Unido devido à gripe sazonal.

Em média, entre 6.000 e 8.000 pessoas morrem por gripe todos os anos no Reino Unido.

Plano

As estimativas foram divulgadas no mesmo dia em que o governo britânico confirmou que 29 pessoas já morreram de gripe suína em todo o Reino Unido, sendo 26 na Inglaterra e três na Escócia.

Até a última segunda-feira, havia apenas 17 mortes confirmadas.

As autoridades de saúde estimam que 55 mil pessoas possam ter contraído a gripe na semana passada, período em que houve um grande aumento na procura por hospitais e consultas médicas.

O governo britânico prometeu lançar um plano nacional para a gripe suína até o final da próxima semana, para tentar aliviar a pressão sobre o sistema hospitalar.

O plano permitirá que as pessoas consigam medicação contra a gripe por meio de telefone e internet.

Comentário:

Enquanto isso, no Brasil, o Ministério da Saúde, parece estar envolvido em uma campanha deliberada de diminuir o impacto da doença perante a população. Está faltando transparência
.


Reproduzimos,abaixo, alguns comentários de leitores da FOLHA,para que se tenha uma idéia clara sobre o que o povo pensa. ACORDE MINISTRO!!!!

Wilson Santos (50) 16/07/2009 23h19

FORA DE CONTROLE!!!! A mentira está sendo desmascarada. O ministério da saúde não tem o controle da situação. O vírus já está circulando há muito tempo. Os hospitais do Rio de Janeiro estão atendendo vários casos de "pneumonia". Porém, não realizam o exame para comprovar a gripe suína pelo fato dos pacientes não terem tido contato com estrangeiros. Já disse há dois meses atrás. "Ao término de nosso inverno ultrapassaremos os números de mortos de México, Argentina e Chile". Sabem o porquê? Não temos saúde pública e não temos um governo preocupado com a situação. Quando começar a morrer políticos e artistas da rede globo, o exército tomará conta da situação e montará seus hospitais de campanha. A propósito: fiquei sabendo que o Hospital do Fundão, no Rio de Janeiro, só está recebendo encaminhamentos. Não adianta ir para lá que não será atendido.

João Carlos Gagliardi (1628) 16/07/2009 22h02

O número de mortos no Brasil, pela gripe suína, cresce aos saltos.
Está mais do que na cara, que um governo que nunca conseguiu controlar sequer a dengue, não sabe o que fazer com esta pandemia.
E os mesmos burocratas de sempre, aparecem nas TVs, para dizer que "tudo está sob controle..."
Está mesmo?
Não parece...
A única coisa, que essa gente faz bem é mentir de forma descarada.
E pelo jeito, continuam fazendo exatamente isso...
É bom que essa suposta vacina que já existe, chegue logo ao mercado, do contrário as coisas podem ficar bem complicadas por aqui.

José Carlos (32) 16/07/2009 18h21

Eu concordo com o sr. ministro. O momento é de tranquilidade. Nada de histeria, pânico, stress. Nada disso PARA POLITICOS QUE PODEM SE TRATAR NO SIRIO LIBANÊS OU EISTEIN. PARA NÓS, POBRES MORTAIS QUE TEMOS QUE ENCARAR O SUS A COISA É DIFERENTE.

Marcelo Bruno (19) 16/07/2009 14h40

Curioso o caso da Inglaterra. Lá, como aqui, a política do NHS (sistema estatal de saúde) agora é não mais testar todos os pacientes com sintomas, nem disponibilizar Tamiflu para todos os pacientes (vejam p.ex. o site http://www.ox.ac.uk/flu/). No entanto, quando a Sra Cherie Blair apresentou sintomas de gripe, que pode inclusive ser apenas uma gripe comum, não só foi testada, como imediatamente passou a tomar Tamiflu, mesmo antes de receber o resultado do teste !

Cristina Dias (65) 16/07/2009 14h06

Na reportagem sobre "mais 12 mortes na Inglaterra" faltou dizer que o governo britânico prevê que 65000 pessoas morrerão na Inglaterra durante o inverno no hemisfério norte... Dou os parabéns ao governo britânico que parece ser o único que está falando a verdade completa para alertar o povo... Esperemos que com isto eles consigam diminuir esta cifra... O governo inglês também conta a verdade total quando diz que 65000 é cerca de dez vezes o número de mortes causadas pela gripe comum na Inglaterra... Parabéns para eles... Tomara que nosso governo resolva imitar este bom exemplo porque o tempo para alertar a população brasileira sem causar panico está acabando...

hudarlan souza (9) 16/07/2009 13h33

Gente, acalmem-se, o virus só mata quem tem alguma doença prévia ou predisposição: Hipertensão, diabetes, Obesidade, Stress, sedentarismo, alegias respiratórias, má alimentação, insônia, etc.
Então não precisam se preocupar. Apenas 50% da população brasileira tem algum desses problemas.
Os mortos no brasil: O garoto de 9 era obeso, o caminhoneiro tinha insônia, a menina teve pneumonia na infancia, o homem de 28 tinha obesidade mórbida, o outro caminhoneiro tinha hipertensão.
Viram, sempre vai ter uma justificativa para as mortes. Eu, por exemplo fiz uma cirurgia de desvio de septo há uns 6 anos, portanto estou correndo perigo. Meu irmão teve bronquite na infância, meu filho já teve pneumonia, minha mulher foi hipertensa durante a gravidez, minha cunhada já teve dengue.... Melhor a gente se cuidar......

MARIA LÚCIA MARCONDES BASTOS DA SILVA MAURI (1) 16/07/2009 13h28

A última revista Nature traz um estudo sobre o vírus da gripe suína.
Comparando com outros vírus de gripe, chegou-se à conclusão de que o da gripe suína é muito mais pernicioso.
Tais experiências revelaram, ainda, que o H1N1 faz com que os infectados produzam maior quantidade de citocinas.
O vírus da gripe espanhola (mesma cepa H1N1), agiu do mesmo modo em 1918, provocando o que é chamado de "tempestade de citocinas" ou hypercytokinemiae.
Além disso, também afetou mais jovens saudáveis, ao contrário da gripe comum que afeta mais idosos.
Manosprezar a gripe suína afirmando que "mata menos que a gripe comum" ou que "está tudo sob controle" não parece ser o melhor caminho para a contenção da epidemia.
Desculpas esfarrapadas não curam doentes nem consolam suas famílias.

hudarlan souza (9) 16/07/2009 13h26

Quadro otimista: Morrerão entre 1000 e 10 mil pessoas. (O governo toma todas as medidas e a população ajuda muito)
Quadro realista: morrerão entre 5000 e 25 Mil. (O governo toma muitas providências e parte da populaçã ajuda)
Quadro pessimista: Morre de 20 a 70 mil pessoas. (O governo faz pouco e a população menos ainda)
Quadro devastador: Morre de 50 a 300 mil pessoas. (Não tem vacina até ano que vem, o governo não dá a mínima nem administra o tamiflu e o povo tá nem aí).
Tudo isso se o virus não mutar.
Matematicamente considere que 70 milhoes contraiam a doença, o que é razoável e até um pouco otimista, já que é um virus muito contagioso. Se a taxa de mortalidade ficar em 0,1% (4x menor do que andam dizendo), teríamos 70 mil mortes.

Enio Resmini (8) 16/07/2009 13h14

Esta na hora de tomarem medidas mais sérias.
Onde está a palavra do presidente.
Os estados do sul do Brasil estão recebendo este vírus em pleno inverno. Nada disso ocorreu no hemisfério norte. Os casos serão mais frequentes.
A população ouve das autoridades que não há tratamento, somente para os casos graves. Tem que ficar grave para tentar tratar. Só que quando ficam graves em geral morrem.
O que a população interpreta das mensagens governamentais é que esta desamparada para enfrentar a pandemia.
Não podemos adquirir o medicamento e o governo diz que não vai fornecer. É o fim da picada. Quem planeja estas coisas? Quem é a inteligentsia por detrás destas decisões?

Francisco Silva (244) 16/07/2009 12h34

Pelo menos lá alguém fez um estudo de dispersão da gripe, letalidade e fatalidade.
Aqui primeiro não se falava no assunto, depois se falava que estamos preparados e continuam só se esquivando e falando balelas.
Daqui a pouco algum portento vai dizer que "É SÓ UM MAROLINHA"...
Pobre povo brasileiro, cego, comprado por bolsas esmola e vales chinelo, continuam dando apoio a um governo irresponsável e que acredita que tudo vai ser resolver na base da sorte.

Leo Santos (1) 16/07/2009 13h13

Numa pandemia por um novo tipo de influenza, estima-se que 30% da população dos países se infectem. A letalidade da influenza A é desconhecida, porém vamos assumir a letalidade de 0,5% declarada anteriormente (dependendo de vários fatores locais pode ser bem maior).
Dos 200 milhões de brasileiros, 60 milhões seriam infectados e 300.000 morreriam. É muita gente, mas o problema não é só esse. Mesmo que o número de casos seja menor, a utilização do sistema público de saúde será maciça e aí sim está o ponto principal. A nossa rede pública não está preparada!
De fato não há motivo para pânico...a pandemia se resolverá (como todas as outras de influenza), o número de mortos não chegará aos 300 mil que eu citei. No entanto, o impacto indireto será muito grande.
Acho que o governo deveria abrir o jogo, admitir que o vírus já circula no país (o que é mais do que óbvio), orientar a população adequadamente através de campanhas e, principalmente, orientar os profissionais de saúde adequadamente.

Pedro Seghetto (1) 16/07/2009 11h50

Se alguém lembrar há poucos dias, quando surgiram as primeiras notícias de uma gripe no México, o "ilustre"ministro da saúde dizia que não havia motivo nenhum para preocupação porque o Ministério da Saúde tinha "9.000.000" (é isso mesmo; nove milhões) de tratamentos, prontos para sereme utilizados. Esse ministro precisa ser processado por total irresponsabilidade e por faltar com a verdade.Tenho muito medo que tenhamos 9.000.000 de mortes por mais esta "marolinha", que para nós simples mortais distantes de Brasília, nos resta chorar nossos mortos, e pior que isso termos que aguentar uma tropa de abutres que paira sobre o povo brasileiro. Ministro vá mentir prá suas nêga. Assuma sua irresponsabilidade, nos poupe de suas mentiras e jgue a toalha, reconhecendo sua absoluta incompetência.

FERNANDO DEMUNER (1) 16/07/2009 11h36

Como o Ministério da Saúde pode afirmar que a gripe suína está sob controle se eles não conseguem controlar nem o mosquito da dengue? E olha que o mosquito pode ser visto por qualquer. E o vírus, quem pode vê-lo? Além do mais, eles afirmam que não se contamina pela ar. Vocês acreditam nisto? Quantas e quantas vezes temos um colega gripado no escritório e no outro dia estamos quase todos gripados também e ninguém fica se esfregando no gripado não.


E vai por ai afora


Fonte: BBC - FOLHA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails