GM e Magna chegam a pré-acordo sobre Opel

Segundo fonte, meta é acertar os detalhes que forem possíveis antes da reunião com Merkel nesta sexta


FRANKFURT - A General Motors e o grupo canadense de autopeças Magna International chegaram a um acordo inicial que pode resgatar a enfraquecida montadora alemã Opel, disseram fontes próximas das negociações nesta sexta-feira, 29.

Ambos os lados vinham tentando acertar um acordo sobre um memorando de entendimento que pode servir de base para um empréstimo-ponte de 1,5 bilhão de euros (US$ 2,10 bilhões) assim como uma solução para proteger a Opel de credores, caso a GM entre com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.

"Um esboço de acordo foi alcançado. A meta é acertar os detalhes que forem possíveis antes da reunião com a (chanceler alemã Angela) Merkel para assinar o memorando de entendimento hoje", disse uma fonte com conhecimento das conversações à Reuters.

Fiat

A italiana Fiat afirmou nesta sexta que ainda está interessada em comprar a Opel, mas que "não pode oferecer mais" pela aquisição. A Fiat não comparecerá a uma reunião do governo alemão nesta sexta-feira, em Berlim, para discutir financiamento emergencial para Opel, unidade europeia da General Motors, acrescentou a empresa em um comunicado.

A montadora italiana afirmou que não conseguiu acesso total aos registros financeiros da Opel e que formulou uma proposta de fusão que seria justa tanto para GM como para si mesma. "Nós continuamos compromissados em encontrar modos de atender às expectativas tanto da General Motors como do governo alemão, mas a natureza emergencial da situação não pode colocar a Fiat em posição de tomar riscos excessivos", disse o presidente-executivo da Fiat, Sergio Marchionne, em um comunicado. "...Não se pode pedir mais."

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails