Casos de gripe suína no Japão chegam a 78

O Ministério da Saúde do Japão anunciou neste domingo que o número de pessoas infectadas com o vírus da gripe suína --denominado oficialmente como influenza A (H1N1)-- no país já chegou a 78, podendo crescer ainda mais nas próximas horas.

Desses, apenas quatro pegaram a doença fora do país, e a grande maioria dos infectados são estudantes das cidades de Osaka e Kobe --respectivamente a terceira e sexta maiores cidades do Japão.

Segundo a porta-voz do Ministério da Saúde e Assistência Social, Haruki Ogawa, o número de casos confirmados deve crescer significativamente conforme saem os testes em casos suspeitos de contaminação.

Todas as pessoas que estão com a gripe suína no Japão estão em recuperação em hospitais locais. Para evitar que a contaminação atinja outros pacientes, os infectados são tratados separadamente.

Devido ao grande número de infectados entre estudantes, o governo decidiu fechar parte das escolas em Kobe e Osaka. A gripe suína fez também com que eventos comunitários nas duas cidades fossem canceladas --Kobe, inclusive, teve que cancelar uma tradicional festividade anual por isso. Nas províncias de Hyogo e Osaka, já é comum encontrar vendedores em lojas e funcionários de estações de trem usando máscaras para se precaverem.

"Muitas pessoas foram infectadas em um período curto de tempo", disse o governador de Osaka, Toru Hashimoto, em coletiva de imprensa neste domingo. "Nós devemos estar preparados para uma maior expansão."

Segundo especialistas, Hashimoto tem razão para se preocupar. Para eles, o vírus já pode ter infectados "centenas" de pessoas no Japão. "Apesar do surto estar atualmente limitado a Kobe e Osaka, ela pode se espalhar rapidamente para outras grandes cidades, como Tóquio e Fukuoka", disse Masaro Kaji, especialista em pandemias da Kurume University, em entrevista à rede de televisão "NHK". "O número de pacientes pode crescer muito rapidamente."

De acordo com o último balanço sobre a doença divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) na madrugada deste domingo, já há 8.480 casos confirmados da gripe suína no mundo, espalhados por 39 países, sendo que em quatro deles (México, Estados Unidos, Canadá e Costa Rica) já foram registradas 72 mortes pelo vírus.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails