Atlantis parte rumo ao Hubble

O ônibus espacial Atlantis partiu nesta segunda-feira rumo à última missão de conserto do telescópio espacial Hubble. A nave foi lançada de Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida, com uma tripulação de sete astronautas. A missão de reparo ocorre sete meses depois da previsão inicial.

De acordo com a Nasa, esta será a última viagem de manutenção da Hubble, que está na órbita da Terra, a aproximadamente 560 quilômetros de altitude. A expectativa é de que o Atlantis chegue ao telescópio na quarta-feira.

Os astronautas levarão ao Hubble instrumentos científicos, peças de reposição e baterias que deverão manter o equipamento operando por mais dez anos. O ônibus espacial Endeavour está posicionado em um uma base de lançamento próxima, preparado para uma missão de resgate, caso seja necessário.

A Nasa explicou que a missão é arriscada. Isso porque as missões de manutenção do Hubble são muito diferentes das que as naves espaciais fazem para a construção da Estação Espacial Internacional (ISS). Ao contrário dos acoplamentos com a ISS, os astronautas não vão estar amparados em nenhuma base de operações e a nave será o único refúgio no caso de problemas. Desse modo, se a Atlantis sofrer algum problema durante a missão no Hubble, eles não poderão se refugiar na Estação Espacial e terão oxigênio por apenas 25 dias.

STS-125 Atlantis SM4 HST Wide Field Camera 3

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails