Número de mortos pela gripe suína no México pode atingir 149, diz governo
O governo do México informou nesta segunda-feira (27) que o número de mortes supostamente provocadas pelo surto de gripe suína atinge 149 em todo o país e deve subir.
Os casos ocorrem possivelmente em dez estados do país, e atingem principalmente pessoas na faixa entre 20 e 50 anos.
Por conta da epidemia, o governo estendeu a suspensão das aulas em todas as escolas dos 52 estados do país até 6 de maio, segundo o ministro da Saúde, José Angel Córdova.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou nesta segunda que o número de casos confirmados é de 73, no México, nos EUA, no Canadá e na Espanha. A Escócia também confirmou dois casos . Suspeitas foram relatadas em vários outros países, mas sem diagnóstico oficial.
Segundo porta-voz da agência da ONU, a doença já contaminou 26 pessoas no México -país em que o surto surgiu-, 40 nos EUA, 6 no Canadá e 1 na Espanha. No México, segundo o governo federal, a doença matou pelo menos 22 pessoas,
A gripe, segundo a Organização Mundial de Saúde, tem potencial para se transformar em uma pandemia (epidemia de alcance mundial).
Saiba quais são as seis fases de alerta para pandemias
A Organização Mundial da Saúde adota uma série de seis fases de alerta pandêmico como um sistema para informar o mundo sobre a gravidade de uma ameaça e a necessidade da implantação progressiva de preparativos mais intensos e medidas.
Margaret Chan, diretora-geral da OMC, agência das Nações Unidas baseada em Genebra, é a responsável em decidir quando transitar de uma fase para a outra.
A decisão de Chan é baseada em pareceres de especialistas internacionais em saúde pública.
Os especialistas, em sessão do comitê emergencial da OMC, se reunirão nesta segunda para reavaliar o risco do surto fatal da gripe suína no México e casos, ainda não letais, nos Estados Unidos, no Canadá e na Espanha.
A atual fase de alerta está em 3 em uma escala de 1 a 6. Uma epidemia generalizada, nível 6, indica contaminação em série entre humanos em vários países por um novo e sério vírus.
Moradores da Cidade do México deixam estação do metrô usando máscaras cirúrgicas na manhã desta segunda-feira (27). (Foto: AP)
Abaixo, os detalhes das seis fases:
Fase Inter-pandêmica
Novo vírus em animais, sem casos humanos
Fase 1:
Risco baixo para casos humanos
Fase 2:
Risco maior para casos humanos
Alerta pandêmico:
Novo vírus provoca casos humanos
Fase 3:
Nenhuma ou transmissão limitada entre humanos
FASE 4:
Evidência de transmissão crescente entre humanos
Fase 5:
Evidência de transmissão significativa entre humanos
Pandemia
Fase 6:
Trasmissão eficiente e em série entre humanos
Fonte: Organização Mundial da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário