Guia GPS foi eleito pelos internautas como maior avanço da agência espacial Nasa
A votação ficou aberta durante uma semana e, após a apuração, foi determinado que o GPS tinha obtido 3.280 votos, contra os 2.408 voltados para o sistema que diagnostica a redução da camada de ozônio.
Em terceiro, com 2.313 votos, ficaram os avanços nas previsões meteorológicas conseguidos com a informação dos satélites, que agora permitem determinar como o tempo em qualquer lugar do mundo estará com uma semana de antecedência.
Segundo a agência espacial americana, por trás da simplicidade do GPS existe um acúmulo enorme de conhecimento científico sobre o movimento e as mudanças que ocorreram na Terra.
"A navegação precisa com os satélites GPS seria impossível sem um conhecimento ultrapreciso da forma da Terra e de sua rotação", informou a Nasa.
Os especialistas apostavam no GPS como vencedor, mas não previam que o novo conhecimento adquirido pela Nasa em relação à camada de ozônio superaria outros avanços mais espetaculares, como o do aquecimento e o aumento do nível do mar, ou o deslocamento das massas de gelos polares.
Quanto ao terceiro lugar, a Nasa disse que o novo sistema de previsão meteorológica que permite prever uma tempestade com uma semana de antecedência graças aos satélites tornou o mundo "um lugar mais seguro para viver quando se trata de climas perigosos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário