da Efe, em Pequim
A China lançou em 15 de abril, da base espacial de Xichang, no sudoeste do país, o segundo satélite para o desenvolvimento de seu sistema de posicionamento global Compass, uma alternativa ao GPS do Exército americano, informou a agência estatal de notícias Xinhua.
Um foguete propulsor pôs em órbita o satélite, após um lançamento que aconteceu à 0h16 de hoje (13h16 de terça em Brasília).
O sistema Compass é desenvolvido pela China para facilitar serviços de transporte, meteorologia, prospecções petrolíferas, controle de incêndios, prevenção de desastres, telecomunicações e segurança pública, como contaram seus responsáveis.
Os especialistas, citados pela Xinhua, destacaram que o sistema só facilitará informação "da China e de regiões vizinhas", sem detalhar, porém, quais serão essas áreas.
Para seu completo desenvolvimento, a China precisa lançar outros 30 satélites, trabalho que espera completar ainda antes de 2015.
O primeiro satélite para o sistema Compass foi lançado em abril de 2007.
Apesar do empenho da China em ter seu GPS próprio, o país também participa em paralelo do projeto europeu Galileu.
Outros países, como Rússia, Japão e Índia, também estão desenvolvendo atualmente suas alternativas ao GPS, sistema que é amplamente utilizado no mundo todo, inclusive na China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário