Mantega diz que compra da Nossa Caixa equilibra jogo entre grandes bancos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a compra da Nossa Caixa, anunciada hoje pelo Banco do Brasil, ajuda a fortalecer os bancos públicos em um momento de crise e de grandes aquisições no setor privado.

"É bom porque equilibra o jogo entre os grandes bancos brasileiros, aumenta a competição. É importante que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal sejam bancos fortes, que tenham um poder de competição com os grandes bancos brasileiros de modo a beneficiar os correntistas, os que tomam crédito no mercado", afirmou Mantega.

Para o ministro, é importante fortalecer esses bancos em um momento de crise e falta de crédito no país. "Nós vimos que é importante, em um momento de crise financeira como essa, termos bancos públicos fortes, porque eles não sofrem nenhuma restrição de crédito. Pelo contrário, podem até acrescentar mais crédito e ajudam a manter o mercado mais sólido."

O ministro citou a fusão entre o Itaú e o Unibanco como um exemplo de que os bancos privados continuam crescendo no Brasil, e afirmou que o BB vai continuar trabalhando para se fortalecer. A fusão, anunciada no começo do mês, tirou o BB da posição de maior banco do país.

"Vamos continuar trabalhando com bancos públicos sólidos, aumentando o crédito e baixando a taxa de juros. O importante é que o Banco do Brasil seja forte, tenha um volume grande de crédito."

Novas aquisições

Mantega afirmou que a fusão só foi possível graças à edição da medida provisória 443, que permite que o BB e a Caixa comprem outros bancos. Sem a MP, a venda teria de ser feita por meio da troca de ações, o que não seria possível, devido à desvalorização nos papéis dos dois bancos na Bolsa de Valores.

O ministro não descartou novas aquisições, caso haja interesse do setor privado ou bancos em dificuldades.

"O Banco do Brasil está autorizado a fazer outras aquisições, mas aí, nesse caso, se houve necessidade, para ajudar o setor privado", afirmou.

O Banco do Brasil fechou nesta quinta-feira a compra da Nossa Caixa, banco estadual de São Paulo. A negociação foi concluída por R$ 5,386 bilhões e é o primeiro passo do BB no sentido de retomar a liderança de mercado perdida após a fusão entre o Unibanco e o Itaú.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails