Bolsas da Ásia voltam a cair com temor de recessão mundial

As Bolsas de Valores da Ásia voltaram a cair nesta quinta-feira com o temor dos investidores sobre uma recessão mundial. Contribuíram com a queda na região da Ásia-Pacífico as fortes perdas na Bolsa dos Estados Unidos, as más notícias sobre a economia americana e a dificuldade das montadoras do país em conseguir um pacote de ajuda financeira do governo federal.

No Japão, a união do iene forte ante o dólar e dos maus resultados de empresas do setor bancário derrubou a Bolsa de Tóquio: -6,89%, aos 7.703,04 pontos. "Temos que considerar que podemos cair mais do que em outubro [considerado o pior mês da crise], principalmente se as Bolsas dos EUA e o dólar continuarem caindo", afirmou Takashi Ushio, da Marusan Securities.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng operava perto do fim do pregão com queda de 5,35%. A Austrália caia 4,32%. Na Coréia do Sul, a Bolsa fechou com recuo de 6,70%. A China desacelerou menos: -1,67%.

A principal preocupação do momento para os investidores asiáticos é a saúde da economia dos Estados Unidos. Com resultados cada vez piores em seus indicadores, o país pode ser o próximo a entrar em recessão, segundo analistas.

O Japão (a segunda maior economia do mundo) e a zona do euro já admitiram recessão, após resultados negativos em seus respectivos PIBs (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre de 2008.

Turbulência nos EUA


Nesta quarta-feira, o Departamento do Trabalho informou que os preços ao consumidor no país tiveram a maior queda desde 1947: o CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) registrou deflação de 1%. Já o Departamento de Comércio, por sua vez, declarou que a atividade de construção de imóveis residenciais bateu recorde de baixa no mês de outubro, com um recuo de 4,5%.

A gota d'água para os investidores veio no meio da tarde, com a divulgação da ata da última reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês) do Fed, o BC americano. Nele, a autoridade monetária informou que a atividade econômica nos Estados Unidos continuará em recessão por até um ano.

Os resultados derrubaram as Bolsas : o índice Dow Jones Industrial Average, da Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês), fechou em baixa de 5,07%; o S&P 500 teve perda de 6,12%; a Bolsa Nasdaq recuou 6,53%.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails