Lugo não consegue falar com Lula sobre incidente na fronteira


BRASÍLIA - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, tentou nesta quinta-feira, 20, sem sucesso pedir explicações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a suposta invasão, por militares brasileiros, do território paraguaio, na fronteira de Mato Grosso do Sul. O Exército brasileiro nega que tenha ocorrido qualquer invasão. Como Lula preparava-se para embarcar para o Rio de Janeiro, o presidente pediu que o contato fosse feito entre os ministros da Defesa dos dois países. Recomendou, então, a Nelson Jobim, que também viajaria para o Rio, que ligasse para seu colega paraguaio, general da reserva Luis Bareiro, para que conversassem e superassem os problemas.

Jobim foi informado pelo comandante do Exército, general Enzo Peri, que, na verdade, em momento algum houve invasão de território paraguaio. Segundo as explicações, na cidade brasileira de Mundo Novo, fronteira com o Paraguai, estava sendo realizada a Operação Cadeado, para adestramento da tropa e evitar crimes transfronteiriços, em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e a Polícia Rodoviária Federal.

Na cidade, a fronteira entre os dois países é apenas uma rua, e todas as movimentações, de acordo com o Exército, estavam sendo realizadas do lado brasileiro, pelo destacamento avançado do Regimento de Cavalaria Mecanizada.

Assim que chegou a notícia ao quartel brasileiro de que no lado paraguaio havia a informação de que soldados brasileiros tinham invadido o país vizinho, o major brasileiro responsável pela operação no local, procurou o oficial paraguaio para conversarem e mostrar que não havia invasões.

Segundo o Exército brasileiro, o oficial do Exército paraguaio entendeu as explicações e teria visto que, de fato, não havia invasões, nem problemas, e o assunto foi encerrado. Ainda de acordo com o Exército, a notícia, entretanto, chegou à imprensa, de forma errada, o que levou a um início de diversas conversas para se tentar vencer mal entendidos. Só que o fato tomou proporções, a ponto de Lugo querer falar com Lula sobre o ocorrido, o que acabou não acontecendo, apenas por causa da viagem do presidente brasileiro ao Rio.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails